The Beach Boys - Stars and Stripes Vol. 1

Stars and Stripes Vol. 1

28º álbum de estúdio​

Fase

Nostalgia e Anos Finais (1988–2012)

3.0

Nota média
de sites de crítica

Surf com chapéu de cowboy

“Stars and Stripes Vol. 1” é um experimento musical que transporta os clássicos ensolarados do Beach Boys para o universo country, onde as harmonias icônicas viram pano de fundo para vozes do gênero Tio Sam. É divertido perceber lendas como Willie Nelson e Toby Keith dando nova cara a “The Warmth of the Sun” e “Be True to Your School”, mas todo o charme surf’n’roll original se perde, substituído por twangs e acústicos campestres.

É quase uma versão “onde estão eles agora?” da banda: as harmonias de Al, Brian, Bruce e Carl soam elegantes, mas é um disco que parece mais homenagem do que um verdadeiro Beach Boys. A produção de Brian e Joe Thomas soa polida, mas falta temperatura e identidade musical própria. O contraste com “Summer in Paradise” é evidente: ali buscava-se regeneração com timbres digitais, já aqui a busca foi outra – misturar universos, sem necessariamente criar um novo. Alguns acham “an unmitigated disaster”, outros dizem que soa mais como “cheap cover album”.

Destaques

6 – Be True to Your School (com Toby Keith)
8 – Help Me, Rhonda (com T. Graham Brown)
5 – I Get Around (com Sawyer Brown)

Menos ouvidas

10 – Sloop John B (com Collin Raye)
7 – Fun, Fun, Fun (com Ricky Van Shelton)

Fatos interessantes

• É o 28º álbum de estúdio da banda, lançado em 19/08/1996.

• Carlos Wilson faz sua última participação de estúdio antes de falecer em 1998.

• Brian Wilson foi coprodutor e tratado com cuidado pela equipe – segundo Melinda Wilson, era tratado “como inválido”.

• A ideia foi de Joe Thomas, então dono da River North Records.

• Alinhou o pop californiano com nomes como Willie Nelson e Toby Keith, embora o resultado tenha dividido opiniões.

• Alcance no Top Country Albums dos EUA: #12; Billboard 200: #101.

• Single “I Can Hear Music” com Kathy Troccoli chegou ao #16 na US AC.

• Apesar do “Vol. 1”, nunca houve continuação; um “Vol. 2” foi engavetado .

• Recepção crítica negativa: AllMusic chama de “unmitigated disaster”.

• Um documentário, The Beach Boys: Nashville Sounds, mostra os bastidores da gravação.

Produção

Joe Thomas, Brian Wilson

Mudança de line

Este projeto convocou apenas backing vocals do grupo, com vocais principais realizados por artistas country

Formação

Al Jardine – vocais principais e backing vocals
Bruce Johnston – backing vocals
Mike Love – backing vocals (e vocals adicionais em “Long Tall Texan”); também executivo‑produtor
Brian Wilson – backing vocals; coprodutor
Carl Wilson – backing vocals (em todos, exceto “Long Tall Texan”)

Músicos adicionais
Lorrie Morgan – vocais em “Don’t Worry Baby”
James House – vocais em “Little Deuce Coupe”
Junior Brown – slide guit‑steel e voz em “409”
Doug Supernaw – vocais em “Long Tall Texan”
Mark Miller (Sawyer Brown) – vocais em “I Get Around”
Toby Keith – vocais em “Be True to Your School”
Ricky Van Shelton – vocais em “Fun, Fun, Fun”
T. Graham Brown – vocais em “Help Me, Rhonda”
Willie Nelson – vocais em “The Warmth of the Sun”
Collin Raye – vocais em “Sloop John B”
Kathy Troccoli – vocais em “I Can Hear Music”
Timothy B. Schmit – vocais em “Caroline, No”

Se gostou, também vai gostar de...

Michael Jackson - Music & Me
Pop

Michael Jackson – Music & Me

Michael Jackson ainda em transição, com uma vibe suave de R&B e pop, influenciado por Marvin Gaye e Stevie Wonder, mas sem o impacto de seus sucessores.

Keane - Cause and Effect
Indie

Keane – Cause and Effect

Keane mistura baladas eletrônicas e introspectivas, buscando renovação, mas sem a intensidade dos álbuns antigos. Algo para fãs fiéis, mas nada de novo.

Outros álbuns do mesmo ano

Rush - Test for Echo
Rock alternativo

Rush – Test for Echo

Rush tentando se redescobrir: peso, momentos introspectivos e uma pegada de “vamos ver o que sobra depois da tempestade” marcam essa fase cheia de ecos.

Marillion - Made Again
Ao Vivo

Marillion – Made Again

Dobradão ao vivo que mescla poder dramático e lirismo íntimo, registrando a fase mais madura da banda com Hogarth.