The Beach Boys - Keepin' the Summer Alive

Keepin' the Summer Alive

24º álbum de estúdio​

Fase

Adaptação e Desgaste (1972–1979)

4.5

Nota média
de sites de crítica

Verão em piloto automático

Em Keepin’ the Summer Alive, o sol da Califórnia parece um pouco turvo: a tentativa da banda de retomar sua identidade soa complacente, quase um souvenir retrô do verão. O disco mistura inéditas de Brian e Carl com relíquias dos anos setenta, mas a batida soa menos vibrante que nos clássicos dos anos 60. O destaque vai para a faixa-título, com a slide guitar de Joe Walsh, que até traz um lampejo de brilho. Porém, nas músicas de apoio, sentimos o peso de uma banda tentando manter a chama acesa sem a força criativa de outrora.

A produção, liderada por Bruce Johnston, é polida, mas falta o frescor experimental de álbuns como Pet Sounds ou Surf’s Up. Ainda assim, há charme nostálgico — a faixa “Endless Harmony”, escrita pelo próprio Bruce, fecha o álbum com uma melancolia doce, lembrando o melhor que os Beach Boys representaram: harmonia e saudade abrilhantadas por congas e cordas suaves.

Destaques

1 – Keepin’ the Summer Alive
4 – Livin’ with a Heartache
10 – Endless Harmony

Menos ouvidas

5 – School Day (Ring! Ring! Goes the Bell)
8 – When Girls Get Together

Fatos interessantes

• É o último álbum da banda com Dennis Wilson, que morreu em 1983.

• Inclui peças gravadas entre 1969 e 1978, como “When Girls Get Together” e “Santa Ana Winds”.

• A faixa-título foi coescrita com Randy Bachman (Bachman–Turner Overdrive).

• Joe Walsh, do Eagles, participa com slide guitar em “Keepin’ the Summer Alive”.

• Bruce Johnston assumiu produção integral após desistência de Brian Wilson.

• “Goin’ On” e “Endless Harmony” foram lançadas como single antes do álbum (03/80).

• A faixa “Endless Harmony” começou em 1972 como “Ten Years’ Harmony”.

• Crítica da AllMusic considerou o disco o “ponto mais baixo” da discografia da banda.

• Alcançou pico #75 nos EUA e #54 no Reino Unido.

• Inclui “School Day”, cover de Chuck Berry gravado por nostalgia.

Produção

Bruce Johnston

Mudança de line

Dennis Wilson praticamente se afastou das gravações — participou apenas de forma mínima.

Formação

Brian Wilson – vocais, teclados (tack piano, Rocksichord) em algumas faixas
Carl Wilson – vocais, guitarra (lead, acústica), teclados (piano, electric piano, tack piano)
Al Jardine – vocais, guitarra acústica, introdução falada (“Santa Ana Winds”)
Mike Love – vocais
Bruce Johnston – vocais, teclados (Fender Rhodes, clavichord)
Dennis Wilson – bumbo em “When Girls Get Together”

Músicos adicionais
Joe Walsh – guitarra slide e rhythm (“Keepin’ the Summer Alive”)
Scott Mathews, Ricky Fataar, Gary Mallaber e Hal Blaine – bateria/percussão
Diversos músicos de apoio – guitarras, baixo, teclados, metais, cordas e percussão.

Se gostou, também vai gostar de...

Dire Straits - Brothers in Arms
Blues rock

Dire Straits – Brothers in Arms

Um álbum que une blues rock refinado e crítica social, com produção inovadora e hits que marcaram a era do CD e da MTV.

Keane - Under the Iron Sea
Indie

Keane – Under the Iron Sea

Keane mergulha na melancolia com pianos distorcidos, sintetizadores sombrios e drama cinematográfico, criando seu álbum mais intenso e épico.

David Bowie - Never Let Me Down
Art rock

David Bowie – Never Let Me Down

Tentativa de retorno ao rock com produção exagerada; momentos brilhantes são ofuscados por arranjos datados e falta de coesão.

Outros álbuns do mesmo ano

Ramones - End of the Century
Pop punk

Ramones – End of the Century

Ramones tenta o “Wall of Sound” de Phil Spector, misturando punk e pop orquestrado; momentos inspirados alternam com brass e tensão de bastidores.

Talking Heads - Remain in Light
Art rock

Talking Heads – Remain in Light

Uma fusão hipnótica de ritmos africanos, loops eletrônicos e letras existenciais, onde o funk encontra a filosofia em um groove ininterrupto.

INXS - INXS
New Wave

INXS – INXS

O INXS estreia misturando ska, new wave e pós-punk cru, soando como um The Police menos refinado. Energético, dançante e com faíscas do que viria depois.