The Beach Boys - Summer Days (And Summer Nights!!)

Summer Days (And Summer Nights!!)

9º álbum de estúdio​

Fase

Em Busca da Profundidade (1965–1967)

6.8

Nota média
de sites de crítica

Verão embalado em harmonia

Este álbum devolve o clima solar e despreocupado dos primeiros sucessos dos Beach Boys, misturando faixas alegres de verão (“Help Me, Rhonda” e “California Girls”) com momentos mais introspectivos e trabalhados, como “Let Him Run Wild” e o instrumental “Summer Means New Love”. A produção de Brian Wilson mantém sua assinatura — camadas de vozes, arranjos refinados e alguns toques de “Wall of Sound” — mas com foco em agradar o público pop, em vez de explorar novos territórios.⠀

O resultado é um disco que parece um pacote bonito de tardes quentes na Califórnia, confortável e bem-humorado, mas não empurra limites como Pet Sounds viria a fazer no ano seguinte. Ainda assim, tem charme e energia suficientes para brilhar — um “clássico do povo”, como alguns críticos redefiniram.

Destaques

6 – Help Me, Rhonda
7 – California Girls
8 – Let Him Run Wild

Menos ouvidas

2 – Amusement Parks U.S.A.
10 – Summer Means New Love

Fatos interessantes

• Foi o último álbum com temática marcadamente praiana antes de Brian se aprofundar em projetos mais complexos.

• Duplex vocal refinado: “Girl Don’t Tell Me” foi a primeira faixa com Carl Wilson como único vocalista principal.

• “Amusement Parks U.S.A.” descreve diversos parques de diversão, muitos já extintos nos anos seguintes.

• A capa do álbum, num veleiro, só mostra quatro membros: Jardine faltou por doença e Bruce Johnson não podia aparecer por contrato.

• Rebatizado California Girls nos anos 80, o álbum teve duas faixas removidas em reedições posteriores.

• Charlie Britz foi o engenheiro de som das sessões no Western e Gold Star Studios.

• Faixa instrumental “Summer Means New Love” é um cenário sonoro breve, quase cinema praiano.

• Embora considerado “inconsistente” por alguns, mantém alto padrão nos hits – avaliação de fã: “man when they get it right it’s so easy to forget Amusement Parks, USA.”

Produção

Brian Wilson

Mudança de line

Estreia de Bruce Johnston como músico de estúdio e colaborador vocal, embora ele ainda não fosse membro oficial da banda; substituiu Brian nos shows devido à retirada de Brian das turnês, assumindo funções instrumentais e vocais em estúdio.

Formação

Al Jardine – vocais principais e backing; guitarra rítmica elétrica; baixo elétrico; palmas
Mike Love – vocais principais e backing; palmas
Brian Wilson – vocais principais e backing; baixo elétrico; piano acústico; órgão Hammond; palmas
Carl Wilson – vocais principais e backing; guitarra solo/ritmada/12‑cordas; baixo elétrico; palmas
Dennis Wilson – vocais backing; bateria; pandeiro; palmas

Músicos adicionais:
Bruce Johnston – vocais backing; piano acústico; órgão Hammond; celesta; castanholas; palmas
Ron Swallow – pandeiro
Diversos músicos de sessão – violinos, violas, trompete, saxofone, vibrafone, harmônica, bateria, guitarras e trompone

Se gostou, também vai gostar de...

Maroon 5 - Jordi
Pop

Maroon 5 – Jordi

Homenagem pop cheia de colaborações, som polido com pouco impacto emocional; Maroon 5 mistura saudade e fórmulas comerciais.

Madonna - Music
Dance pop

Madonna – Music

Um pop futurista com botas de cowboy: Music mistura batidas eletrônicas, vocoder e introspecção, confirmando Madonna como camaleoa do pop.

Outros álbuns do mesmo ano

The Beatles - Help!
Folk Rock

The Beatles – Help!

“Help!” mistura pop, rock e folk com guitarras energéticas e harmonias únicas, trazendo hits como “Ticket to Ride”, “Yesterday” e “Help!”, enquanto ainda mantém o clima descontraído.

Elvis Presley - Harum Scarum
Pop

Elvis Presley – Harum Scarum

Trilha sonora com fusão pop‑rock e clima “Oriente Médio”, acompanhando Elvis num musical kitsch de aventura e romance.

Sam Cooke - Shake
R&B

Sam Cooke – Shake

R&B e soul vibrantes num álbum póstumo que mescla energia (“Shake”) com profundidade (“A Change Is Gonna Come”), legado e emoção crua.