David Bowie - Pin Ups

Pin Ups

7º álbum de estúdio​

Fase

Ziggy e os Arautos do Apocalipse (1972–1974)

6.5

Nota média
de sites de crítica

Bowie entre covers e transições

Em Pin Ups, Bowie faz uma pausa em sua jornada cósmica para revisitar os clubes esfumaçados da Londres dos anos 60. O álbum é uma coleção de covers de bandas que moldaram sua adolescência, como The Who, The Kinks e Pink Floyd.

Com a guitarra de Mick Ronson ainda brilhando, Bowie entrega versões glamorosas e cheias de energia, embora nem sempre superando os originais. Destaque para “Sorrow”, que se tornou um sucesso no Reino Unido. Pin Ups é um tributo nostálgico, mostrando um artista entre fases, mas ainda assim cativante.

Destaques

8 – Sorrow (The Merseys cover)
4 – See Emily Play (Pink Floyd cover)
1 – Rosalyn (The Pretty Things cover)

Menos ouvidas

2 – Here Comes the Night (Van Morrison cover)
9 – Don’t Bring Me Down (The Pretty Things cover)

Fatos interessantes

• A capa do álbum, com Bowie e a modelo Twiggy, foi originalmente feita para a revista Vogue, mas acabou sendo usada no disco.

• Pin Ups foi o último álbum de estúdio de Bowie com os Spiders from Mars, encerrando a era Ziggy Stardust.

• O álbum chegou ao topo das paradas britânicas, mantendo-se por cinco semanas consecutivas.

• A única faixa lançada como single, “Sorrow”, alcançou a quarta posição nas paradas do Reino Unido.

• Bowie planejava uma sequência chamada “Bowie-ing Out”, com covers de músicas americanas, mas o projeto nunca se concretizou.

• Durante as gravações, Bowie considerou substituir o baixista Trevor Bolder por Jack Bruce, do Cream, mas Bruce não pôde participar.

• A faixa “See Emily Play” é uma homenagem ao Pink Floyd da era Syd Barrett.

• O álbum foi gravado no Château d’Hérouville, na França, conhecido como “Honky Château”.

• Pin Ups foi lançado apenas seis meses após Aladdin Sane, mostrando a produtividade intensa de Bowie na época.

• Apesar de ser um álbum de covers, Pin Ups é considerado uma peça importante na discografia de Bowie, refletindo sua versatilidade artística.

Produção

David Bowie, Ken Scott

Mudança de line

O baterista Mick “Woody” Woodmansey foi substituído por Aynsley Dunbar, marcando o fim da formação clássica dos Spiders from Mars.

Formação

David Bowie – voz, guitarra, saxofone tenor e alto, harmônica, Moog, arranjos, backing vocals
Mick Ronson – guitarra, piano, backing vocals, arranjos
Trevor Bolder – baixo elétrico
Aynsley Dunbar – bateria

Músicos adicionais
Mike Garson – piano, órgão, clavicórdio, piano elétrico
Ken Fordham – saxofone barítono
G.A. MacCormack – backing vocals

Se gostou, também vai gostar de...

Metallica - Garage Inc.
Covers

Metallica – Garage Inc.

Garage Inc. é Metallica em modo cover, reinventando clássicos com peso e atitude. Um tributo feroz que transforma versões em hinos atemporais.

Morrissey - Your Arsenal
Glam rock

Morrissey – Your Arsenal

Morrissey abraça o glam rock com energia e ironia, resultando em um álbum vibrante que marca uma nova fase em sua carreira solo.

Bloodywood - Anti-Pop Vol. 1
Covers

Bloodywood – Anti-Pop Vol. 1

Bloodywood mistura metalcore com pop, criando versões ousadas de hits como “Despacito” e “Smells Like Teen Spirit”

Outros álbuns do mesmo ano

Caetano Veloso - Araçá Azul
Experimental

Caetano Veloso – Araçá Azul

Um mergulho radical na experimentação sonora, Araçá Azul desafia convenções e revela a ousadia artística de Caetano Veloso.

Michael Jackson - Music & Me
Pop

Michael Jackson – Music & Me

Michael Jackson ainda em transição, com uma vibe suave de R&B e pop, influenciado por Marvin Gaye e Stevie Wonder, mas sem o impacto de seus sucessores.