David Bowie - David Bowie (Space Oddity)

David Bowie (Space Oddity)

2º álbum de estúdio​

Fase

O Astronauta Perdido (1967–1971)

6.7

Nota média
de sites de crítica

Bowie decola rumo ao estrelato

Em Space Oddity, David Bowie inicia sua jornada rumo às estrelas, abandonando as influências do music hall de seu álbum de estreia para explorar territórios mais cósmicos e introspectivos. A faixa-título, lançada estrategicamente próximo à missão Apollo 11, catapultou Bowie ao sucesso, apresentando ao mundo o enigmático Major Tom.

O restante do álbum mergulha em baladas folk e experimentações psicodélicas, refletindo as inquietações e buscas pessoais de Bowie. Embora nem todas as faixas tenham o mesmo impacto de “Space Oddity”, o álbum serve como um mapa estelar das futuras transformações do artista, sinalizando o nascimento de uma das figuras mais camaleônicas da música.

Destaques

1 – Space Oddity
3 – Letter to Hermione
7 – Memory of a Free Festival

Menos ouvidas

4 – God Knows I’m Good
6 – Cygnet Committee

Fatos interessantes

• “Space Oddity” foi lançada dias antes da missão Apollo 11, aproveitando o clima de exploração espacial da época.

• A BBC utilizou “Space Oddity” em sua cobertura do pouso na Lua, embora tenha interrompido sua execução ao perceber a melancolia da letra.

• Tony Visconti recusou-se a produzir “Space Oddity”, considerando-a um “golpe barato”; a produção ficou a cargo de Gus Dudgeon.

• O álbum foi relançado em 1972 com o título Space Oddity, capitalizando o sucesso da faixa homônima.

• “Cygnet Committee” é uma das faixas mais longas e ambiciosas do álbum, explorando temas de desilusão e revolução.

• Rick Wakeman, que mais tarde se juntaria ao Yes, contribuiu com o mellotron em várias faixas do álbum.

• “Letter to Hermione” é uma canção dedicada à ex-namorada de Bowie, Hermione Farthingale.

• O álbum apresenta uma mistura de estilos, refletindo a busca de Bowie por uma identidade musical definida.

• Apesar do sucesso de “Space Oddity”, o álbum inicialmente teve vendas modestas, ganhando reconhecimento apenas anos depois.

• A faixa “Memory of a Free Festival” foi inspirada em um festival organizado por Bowie em Beckenham.

Produção

Gus Dudgeon (faixa “Space Oddity”), Tony Visconti (restante do álbum)

Mudança de line

Bowie colaborou com membros da banda Junior’s Eyes, incluindo Mick Wayne, Tim Renwick, John Lodge e John Cambridge, além de músicos adicionais como Rick Wakeman no mellotron.

Formação

David Bowie – voz, guitarra acústica, stylophone
Mick Wayne – guitarra solo
Tim Renwick – guitarra
Herbie Flowers – baixo
Tony Visconti – baixo, flauta
Terry Cox – bateria
Rick Wakeman – mellotron

Músicos adicionais
Keith Christmas – guitarra acústica
Paul Buckmaster – arranjos de cordas
John Cambridge – bateria

Se gostou, também vai gostar de...

Djo - Twenty Twenty
Pop psicodélico

Djo – Twenty Twenty

Twenty Twenty é uma viagem psicodélica retrô, debut onde Djo (Steve do Stranger Things) mistura rock setentista, sintetizadores e excentricidade.

Outros álbuns do mesmo ano

Pink Floyd - More
Folk psicodélico

Pink Floyd – More

Trilha sonora que marca a transição do Pink Floyd, mesclando baladas suaves com rock intenso, refletindo a versatilidade da banda em 1969.