Rod Stewart - When We Were the New Boys

When We Were the New Boys

18º álbum de estúdio​

Fase

Reinvenção e Influências Contemporâneas (1988–2001)

5.5

Nota média
de sites de crítica

Quando os Novatos Viram Veteranos

Lançado em 29 de maio de 1998, When We Were the New Boys é o 18º álbum de estúdio de Rod Stewart e seu último pela Warner Bros. Com uma pegada mais crua e energética, o disco apresenta covers de bandas britânicas contemporâneas como Oasis, Primal Scream e Skunk Anansie, além de uma emocionante releitura de “Ooh La La” dos Faces, em homenagem ao falecido Ronnie Lane.

A produção, assinada por Stewart e Kevin Savigar, resgata a essência do rock britânico com arranjos vivos, metais reais e a voz inconfundível de Rod em plena forma. Embora tenha alcançado a 2ª posição no Reino Unido, o álbum teve desempenho modesto nos EUA, chegando ao 44º lugar na Billboard 200.

Destaques

2 – Ooh La La
1 – Cigarettes & Alcohol
8 – When We Were the New Boys

Menos ouvidas

7 – Shelly My Love
10 – What Do You Want Me to Do?

Fatos interessantes

• O álbum é composto majoritariamente por covers de artistas britânicos contemporâneos, como Oasis (“Cigarettes & Alcohol”) e Primal Scream (“Rocks”).

• “Ooh La La” é uma homenagem ao ex-companheiro de banda Ronnie Lane, falecido em 1997, originalmente gravada pelos Faces.

• A produção ficou a cargo de Rod Stewart e Kevin Savigar, buscando um som mais cru e próximo das performances ao vivo.

• Participações especiais incluem membros da banda The Corrs, como Sharon e Andrea Corr, em instrumentos tradicionais irlandeses.

• O álbum não foi lançado em vinil, sendo o primeiro de Stewart a sair apenas em CD e formatos digitais.

• “When We Were the New Boys” foi o último álbum de estúdio de Stewart pela Warner Bros., encerrando uma parceria de longa data.

• A faixa “Shelly My Love”, escrita por Nick Lowe, apresenta uma performance vocal desafiadora para Stewart.

• O álbum alcançou a 2ª posição no UK Albums Chart e foi certificado como ouro no Reino Unido.

• Nos EUA, o álbum teve desempenho modesto, atingindo a 44ª posição na Billboard 200.

• A sonoridade do álbum remete aos primeiros trabalhos de Stewart com os Faces, com uma produção mais orgânica e menos polida.

Produção

Rod Stewart, Kevin Savigar

Mudança de line

Início da formação dos covers com nomes como Rob Mathes e Philippe Saisse nos teclados e arranjos, Russ Kassoff no piano e Bob Mann na guitarra.

Formação

Rod Stewart – vocais principais
Kevin Savigar – arranjos de metais (1, 3), acordeão (2), órgão Hammond (2, 5), teclados (4, 7–10), baixo (4), programação de bateria (7, 8)
Jeff Paris – piano acústico (6), vocais de apoio (6)
Oliver Leiber – guitarras (1–3, 6, 9), guitarra solo (4), vocais de apoio (6), violão (10)
John Shanks – guitarras (1–3, 6, 8, 9), bandolim elétrico (2), arranjos de metais (3), violão (4, 5, 7, 10), guitarra elétrica (4), slide guitar (5), vocais de apoio (6), gaita (10)
Michael Landau – guitarra elétrica (4, 7)
Jeff Baxter – violão (4), pedal steel guitar (4, 6), guitarras elétricas (7)
Lance Morrison – baixo (1–3, 5–10)
David Palmer – bateria (1–4, 6–10)

Participações especiais:
Paulinho da Costa – maracas (1, 3), percussão (7)
Caroline Corr – bodhrán (2)
Jimmy Roberts – saxofone tenor (1, 3)
Nick Lane – trombone (1, 3)
Rick Braun – trompete (1, 3)
Andrea Corr – flauta irlandesa (penny whistle) (2)
Eric Rigler – flauta baixa (low whistle) (8)
Sharon Corr – violino (2)
Richard Greene – violino (6)
Suzie Katayama – violoncelo (9)
Steve Richards – violoncelo (9)
Daniel Smith – violoncelo (9)
Sue Ann Carwell – vocais de apoio (1, 3, 5, 7), pandeirola (3)
Jacki Simley – vocais de apoio (1, 3, 5, 7)
Richard Page – vocais de apoio (2)
Will Wheaton – vocais de apoio (4)
Dee Harvey – vocais de apoio (5, 7, 8)
Lamont Van Hook – vocais de apoio (5, 7, 8)
Fred White – vocais de apoio (5, 7, 8)
Jeff Pescetto – vocais de apoio (6)

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