Hail to the King é o Avenged Sevenfold dizendo “e se a gente fosse o Metallica dos anos 2010?”. Aqui, a velocidade dá lugar ao peso mastodôntico, riffs arrastados e refrões que soam como hinos de guerra.
Esqueça a pirotecnia técnica de antes: agora o foco é soar enorme, clássico e direto. É como se o A7X vestisse uma armadura medieval e marchasse devagar rumo ao trono do heavy metal tradicional — e fizesse isso com pose de rei absoluto.
• Primeiro álbum com Arin Ilejay como baterista oficial da banda.
• A sonoridade é fortemente inspirada por Metallica, Black Sabbath e Led Zeppelin.
• Produzido por Mike Elizondo, conhecido também por trabalhos no hip-hop (!).
• “Hail to the King” virou um dos maiores hinos da carreira, com presença obrigatória em shows.
• Estreou em #1 na Billboard 200 e em vários outros países, consolidando o status global da banda.
• Parte da crítica acusou o álbum de ser “Metallica demais”, mas muitos fãs adoraram a pegada old school.
• “Shepherd of Fire” foi usada como tema principal do jogo Call of Duty: Black Ops II Apocalypse.
• É o álbum mais “puro” em termos de riffão e groove, com menos experimentalismos.
• A estética medieval do álbum foi reforçada na arte, nos videoclipes e na turnê.
• M. Shadows declarou que o objetivo era criar músicas que parecessem “hinos de batalha”.
M. Shadows – vocais principais
Zacky Vengeance – guitarra base, vocais de apoio
Synyster Gates – guitarra solo, vocais de apoio, vocais adicionais em “Planets”, co-vocais principais em “Doing Time”
Johnny Christ – baixo, vocais de apoio
Arin Ilejay – bateria, percussão
Músicos adicionais
Storm Lee Gardner – vocais de coral em “Requiem”
Ran Jackson – vocais de coral em “Requiem”
Jessi Collins – vocais de coral em “Requiem”
Sharlotte Gibson – vocais de coral em “Requiem”
Rick D. Wasserman – narração em “Requiem”
Brent Arrowood – efeitos sonoros em “Shepherd of Fire”
Brian Haner Sr. – solo de guitarra final em “Coming Home”
David Campbell – arranjo orquestral e regência
Suzie Katayama – violoncelo em “Shepherd of Fire”, “Requiem”, “Crimson Day”, “Planets” e “Acid Rain”
Dane Little – violoncelo em “Requiem”, “Crimson Day” e “Acid Rain”
John E. Acosta – violoncelo em “Requiem”, “Crimson Day” e “Acid Rain”
Charlie Bisharat – violino em “Requiem”, “Crimson Day” e “Acid Rain”
John Wittenberg – violino em “Requiem”, “Crimson Day” e “Acid Rain”
Josefina Vergara – violino em “Requiem”, “Crimson Day” e “Acid Rain”
Michelle Richards – violino em “Requiem”, “Crimson Day” e “Acid Rain”
Natalie Leggett – violino em “Requiem”, “Crimson Day” e “Acid Rain”
Sara Parkins – violino em “Requiem”, “Crimson Day” e “Acid Rain”
Songa Lee – violino em “Requiem”, “Crimson Day” e “Acid Rain”
Tereza Stanislav – violino em “Requiem”, “Crimson Day” e “Acid Rain”
Ed Meares – baixo acústico em “Shepherd of Fire”, “Requiem” e “Planets”
John Fumo – trompete em “Shepherd of Fire”, “Requiem” e “Planets”
Rick Baptist – trompete em “Shepherd of Fire”, “Requiem” e “Planets”
Jeff Babko – piano em “Acid Rain”
Alan Kaplan – trombone em “Shepherd of Fire”, “Requiem” e “Planets”
Steven Holtman – trombone baixo em “Shepherd of Fire”, “Requiem” e “Planets”
Andrew Martin – trombone baixo em “Shepherd of Fire”, “Requiem” e “Planets”
Jaime Ochoa – trombone baixo em “Shepherd of Fire”, “Requiem” e “Planets”
Douglas Tornquist – tuba em “Shepherd of Fire”, “Requiem” e “Planets”
Joe Meyer – trompa em “Shepherd of Fire”, “Requiem” e “Planets”
John Reynolds – trompa em “Shepherd of Fire”, “Requiem” e “Planets”