The Beatles - Help!

Help!

5º álbum de estúdio​

Fase

Expansão do Som (1965–1966)

9.5

Nota média
de sites de crítica

Help! e o Som da Descontração

“Help!” é como uma xícara de café forte, misturando energia pop, rock e folk com aquele toque refrescante que te desperta, mas sem perder a suavidade. A mistura de guitarras mais agressivas e harmonias vocalmente complexas parece uma conversa intensa entre John, Paul, George e Ringo, onde cada um contribui com sua personalidade única.

Se, logo depois, “Rubber Soul” deu início a uma busca mais profunda, “Help!” ainda se diverte e faz a pista de dança tremer. E sim, “Ticket to Ride” e “Help!” são hinos, mas quem se importa quando até as faixas mais tranquilas se tornam hits inesperados? Afinal, “Yesterday” é uma das músicas com mais covers de toda a história.

Destaques

13. Yesterday
1. Help!
7. Ticket To Ride

Menos ouvidas

11. Tell Me What You See
14. Dizzy Miss Lizzy

Fatos interessantes

• A capa do álbum apresenta os Beatles com os braços posicionados para soletrar a palavra “NUJV” na bandeira de semáforo. Essa disposição foi resultado de tentativas de formar a palavra “HELP”, mas ajustes gráficos foram necessários para alcançar o resultado final.

• Brasil, o álbum foi lançado com uma capa vermelha e apresentava uma mistura de faixas, incluindo músicas de compactos e álbuns anteriores. Além disso, a versão brasileira incluía a “Introdução James Bond” na faixa-título “Help!”, alinhando-se mais com a edição americana.

• O álbum marcou uma fase de experimentação para os Beatles, incorporando instrumentos menos convencionais, como bongôs e maracas tocados por Ringo Starr em faixas como “You’re Going to Lose That Girl” e “I’ve Just Seen a Face”.

• A canção “Help!” foi escrita por John Lennon como um pedido de ajuda genuíno, refletindo suas inseguranças durante o auge da Beatlemania. Lennon considerou essa música como uma das melhores que escreveu, expressando suas verdadeiras emoções.

• Antes mesmo do lançamento oficial nos EUA, a Capitol Records recebeu um pedido de 1 milhão de cópias do álbum “Help!”, um feito inédito na época. Quando lançado, o álbum alcançou rapidamente o topo das paradas, refletindo a imensa popularidade da banda.

• “Yesterday” se tornou uma das músicas mais regravadas da história, com mais de 2.200 versões por artistas de diversos gêneros. Sua melodia simples e emotiva, com violão e cordas, permite interpretações únicas, fazendo dela um clássico atemporal que transcende gerações.

Produção

George Martin

Mudança de line

Nenhuma Alteração

Formação

John Lennon – vocais principais, harmônicos e de fundo; guitarras rítmica e acústica; piano elétrico, órgão em “Dizzy Miss Lizzy”; pandeiro em “Tell Me What You See”; caixa em “I Need You”

Paul McCartney – vocais principais, harmônicos e de fundo; baixo, guitarras acústica e principal; piano, piano elétrico

George Harrison – vocais harmônicos e de fundo; guitarras principais, acústica e rítmica; vocais principais em “I Need You” e “You Like Me Too Much”; güiro em “Tell Me What You See”

Ringo Starr – bateria e percussão diversa; claves em “Tell Me What You See”; vocais principais em “Act Naturally”

George Martin – produtor; piano em “You Like Me Too Much”
John Scott – flautas tenor e alto em “You’ve Got to Hide Your Love Away”
Quarteto de cordas em “Yesterday”, arranjado por Martin em associação com McCartney

Se gostou, também vai gostar de...

Outros álbuns do mesmo ano

Cher - All I Really Want to Do
Folk‑pop

Cher – All I Really Want to Do

Cher estreia solo com folk‑pop autoral e covers marcantes, voz emocional, arranjos suavizados e vontade de se definir além da dupla Sonny & Cher.