Led Zeppelin - Led Zeppelin II

Led Zeppelin II

2º álbum de estúdio​

Fase

Nascimento de uma lenda (1969-1970)

8.4

Nota média
de sites de crítica

O álbum que moldou o hard rock

Led Zeppelin II é o momento em que o Zeppelin deixou de ser apenas uma banda de blues pesado e se tornou um monstro do hard rock. Se o primeiro álbum já era uma pancada, o segundo foi um soco na cara da música.

“Whole Lotta Love” redefiniu o que um riff poderia ser, “Heartbreaker” e “Ramble On” mostraram uma banda em seu auge criativo, e até as incursões no blues, como “The Lemon Song”, vieram com uma pegada mais solta e inventiva. Jimmy Page elevou os riffs a outro nível, John Paul Jones brilhou no baixo, Plant gritou como um homem possuído e Bonham provou que bateria não é só ritmo, mas pura força bruta. Se o rock fosse um império, Led Zeppelin II seria sua declaração de domínio.

Destaques

1. Whole Lotta Love
7. Ramble On 5. Heartbreaker

Menos ouvidas

8. Moby Dick
9. Bring It On Home

Fatos interessantes

• O álbum foi gravado em mais de uma dúzia de estúdios diferentes no Reino Unido e nos EUA, muitas vezes em condições improvisadas durante as turnês da banda. ​

• Este foi o primeiro álbum do Led Zeppelin a contar com o engenheiro de som Eddie Kramer, conhecido por seu trabalho com Jimi Hendrix. ​

• A semelhança entre “Whole Lotta Love” e “You Need Love”, de Willie Dixon, resultou em um acordo legal, adicionando Dixon como coautor da faixa. ​O Led, desde então, ficou muito conhecido por se “inspirar” em músicas alheias.

• A arte da capa é baseada em uma fotografia da Força Aérea Alemã da Primeira Guerra Mundial, com os rostos dos membros da banda inseridos na imagem. ​

• “Led Zeppelin II” foi o primeiro álbum da banda a alcançar o número um nas paradas dos EUA, desbancando “Abbey Road” dos Beatles. ​

• A faixa “Ramble On” contém referências diretas ao universo de “O Senhor dos Anéis”, de Tolkien. ​

• O solo de guitarra em “Heartbreaker” influenciou guitarristas como Eddie Van Halen, especialmente na técnica de “tapping”. ​

• O designer da capa, David Juniper, foi indicado ao Grammy de Melhor Design de Capa em 1970. ​

• A música “Whole Lotta Love” tornou-se o único single do Led Zeppelin a entrar no Top 10 dos EUA durante a existência da banda.

Produção

Jimmy Page

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Robert Plant – vocais principais; gaita em “Bring It On Home”
Jimmy Page – guitarras, theremin, vocais de apoio
John Paul Jones – baixo, órgão, vocais de apoio
John Bonham – bateria, vocais de apoio

Se gostou, também vai gostar de...

Van Halen - For Unlawful Carnal Knowledge
Glam metal

Van Halen – For Unlawful Carnal Knowledge

“FUCK” é a mais pura potência da era Hagar, com mais guitarras, menos sintetizadores e com vocais intensos. O álbum transborda atitude, sem pedir licença.

Outros álbuns do mesmo ano

Led Zeppelin - Led Zeppelin
Blues rock

Led Zeppelin – Led Zeppelin

O Led Zeppelin misturou blues, peso e psicodelia para criar um som revolucionário, ignorado pela crítica, mas eterno no rock.

Elvis Presley - Back in Memphis
Rock

Elvis Presley – Back in Memphis

Rock-country-soul potente, com vozes de apoio e metais vibrantes: Elvis em sua faceta mais visceral e autêntica, retornando às origens.

The Beatles - Yellow Submarine
Psicodélico

The Beatles – Yellow Submarine

Yellow Submarine é uma viagem psicodélica e orquestral, unindo otimismo e experimentação. Trilha sonora do filme que traz sons vibrantes e visuais surreais.