Van Halen - Van Halen III

Van Halen III

11º álbum de estúdio​

Fase

Gary Cherone nos vocais (1998)

2.5

Nota média
de sites de crítica

A Crise de Identidade de Van Halen

Van Halen III é como aquele primo que tenta ser legal, mas não consegue ser tão carismático quanto os outros. Com Gary Cherone nos vocais, o álbum flerta com novos estilos, mas sem nunca conseguir a pegada explosiva de antigamente.

As músicas têm uma vibe mais introspectiva e, por mais que Eddie Van Halen ainda brilhe, falta a energia crua que a banda sempre teve. Tem seu valor, mas parece que Van Halen perdeu um pouco a fórmula. Fica aquela sensação de tentativa e erro. E se for isso, é erro.

Destaques

2. Without You
12. How Many Say I (com Eddie cantando)
3. One I Want

Menos ouvidas

10. Primary – Instrumental
11. Ballot or the Bullet

Fatos interessantes

• O álbum foi intitulado “Van Halen III” para refletir a terceira formação da banda, com Gary Cherone nos vocais, após a saída de Sammy Hagar.

• Este foi o último álbum com a participação do baixista Michael Anthony, que apareceu em apenas três faixas; as demais linhas de baixo foram gravadas por Eddie Van Halen.

• A faixa “How Many Say I” é notável por ser a única canção em que Eddie Van Halen assume os vocais principais no álbum.

• “Without You” foi o único single do álbum a alcançar o topo da parada Mainstream Rock Tracks, permanecendo lá por seis semanas.

• A faixa “Fire in the Hole” foi especialmente composta para a trilha sonora do filme “Máquina Mortífera 4”.

• O álbum não obteve o mesmo sucesso comercial dos anteriores, tornando-se o primeiro disco do Van Halen a não vender pelo menos um milhão de cópias nos EUA.

• Com 65 minutos, “Van Halen III” é o álbum de estúdio mais longo da banda.

• A capa do álbum apresenta uma imagem de Frank “Cannonball” Richards, um artista de sideshow conhecido por receber disparos de canhão no estômago.

• A turnê de promoção do álbum levou a banda a tocar pela primeira vez na Austrália e na Nova Zelândia, além de incluir performances em festivais como Rock am Ring e Rock im Park.

• O co-produtor do álbum, Mike Post, é conhecido pelas suas trilhas sonoras para a TV, com os temas de abertura de Law & Order, Magum e Byrds of Paradise.

Produção

Mike Post, Eddie Van Halen

Mudança de line

Sammy Haggar – Vocal substítudo por Gary Cherone (Extreme)

Formação

Gary Cherone – vocais principais, vocais de apoio (faixa 12)
Eddie Van Halen – guitarras, baixo (faixas 4–6, 8, 9 e 11), teclados, sitar elétrico (faixa 10), vocais de apoio, vocais principais (faixa 12), bateria (não creditado), produção, engenharia
Michael Anthony – baixo (faixas 2, 3 e 7), vocais de apoio
Alex Van Halen – bateria, percussão (apenas crédito)

Mike Post – piano em “Neworld”, produção

Se gostou, também vai gostar de...

Living Colour - Time's Up
Funk metal

Living Colour – Time’s Up

Fusão poderosa de hard rock, funk, jazz e crítica social. Um álbum urgente e diversificado que reafirma a identidade do Living Colour.

Billy Idol - The Roadside (EP)
Hard rock

Billy Idol – The Roadside (EP)

The Roadside é o Billy Idol revisitado: rock direto, melancolia madura e energia de sobra, mostrando que o espírito rebelde ainda resiste ao tempo.

Outros álbuns do mesmo ano

Katatonia - Discouraged Ones
Doom metal

Katatonia – Discouraged Ones

Transição do death/doom para o gothic metal, com vocais limpos e atmosferas sombrias que redefinem a identidade sonora do Katatonia.

Coldplay - Safety (EP)
Power pop

Coldplay – Safety (EP)

Primeiro EP independente do Coldplay: som acústico, alternativo pop, com três faixas que antecipam a maturidade melódica da banda.