Mindfields soa como uma demonstração refinada de virtuosismo musical, com influências que vão do blues pesado ao jazz-fusão e música étnica, tudo costurado em composições longas e elaboradas. A produção é clara e técnica, quase cirúrgica, permitindo que cada instrumento brilhe — o baixo de Mike Porcaro balança profundo, Simon Phillips impressiona com percussões e tabla, e Steve Lukather exibe sua guitarra com solos precisos.
A voz de Bobby Kimball retorna com força, variando entre potência e melodia emocional. Comparado com discos anteriores, Mindfields é menos radiofônico, mais progressivo e menos preocupado com hits pop. Algumas faixas como “High Price of Hate” estendem-se quase a dez minutos de jams intensos. É um álbum para fãs que apreciam música com densidade instrumental e ambição, ainda que soe às vezes excessivamente pomposo.
• Marca o retorno de Bobby Kimball aos vocais principais após 15 anos de ausência.
• A versão americana/japonesa traz a faixa bônus “Spanish Steps of Rome” cantada por David Paich.
• “High Price of Hate” tem cerca de 9 min 49 s em algumas edições.
• Simon Phillips toca tabla em “After You’ve Gone”, adicionando toque étnico à percussão.
• Clint Black participa com harmônica e backing vocals em “No Love”.
• O álbum recebeu indicação ao Grammy como Melhor Engenharia de Áudio, não clássica.
• Letras mais maduras e complexas, longe de choros pegajosos e refrões repetitivos.
• Alguns fãs acham o disco longo demais, mas destacam a excelência instrumental.
• Mix de estilos inclui jazz‑rock, world music, blues e pop sofisticado.
• A canção-título e “Better World” são consideradas épicos progressivos dentro do repertório da banda.
Steve Lukather – guitarra, voz principal (faixas 1,2,6,8,11,13), vocais de apoio
David Paich – teclados, voz principal em “Spanish Steps of Rome”, vocais de apoio
Mike Porcaro – baixo elétrico, cello
Simon Phillips – bateria, percussões, tabla, loops, vocais de apoio
Bobby Kimball – voz principal (faixas 2–5,7,9,10,12), vocais de apoio
Músicos adicionais
Steve Porcaro – teclados (faixas 7,11)
Clint Black – harmônica e vocais de apoio (faixa 6)
Lenny Castro – percussões (faixas 1–3,9,11,13–14)
Jim Horn, Tom Scott, Bill Reichenbach Jr., Chuck Findley, Gary Grant – metais (faixas 2,5,12)
Mark Hudson, Timothy B. Schmit, Phil Soussan, Richard Page, Chris Thompson, Maria Vidal – vocais de apoio