The Killers - Hot Fuss

Hot Fuss

1º álbum de estúdio​

Fase

Ascensão de Las Vegas (2004–2008)

8.0

Nota média
de sites de crítica

O Glamour das Pistas de Dança e dos Motéis Baratos

“Hot Fuss” é como se o Duran Duran e o New Order tivessem se perdido em Las Vegas e, no caminho, adotassem um emo britânico órfão dos anos 80. O álbum de estreia do The Killers chegou em 2004 chutando a porta do indie rock, misturando sintetizadores reluzentes, guitarras afiadas e um senso de grandiosidade quase teatral.

Com hinos como “Mr. Brightside” e “Somebody Told Me”, Brandon Flowers entrega performances que alternam entre o desespero romântico e a pura pose de rockstar. É um disco que fede a neon, drama e suor de pista de dança, mas com uma ingenuidade que o torna irresistível. O Killers nunca mais soou tão espontâneo – depois vieram os álbuns mais polidos, mas “Hot Fuss” continua sendo aquele primeiro amor bagunçado e impossível de esquecer.

Destaques

2. Mr. Brightside
4. Somebody Told Me
3. Smile Like You Mean It

Menos ouvidas

11. Everything Will Be Alright
10. Midnight Show

Fatos interessantes

• As faixas “Midnight Show” e “Jenny Was a Friend of Mine” fazem parte de uma trilogia narrativa sobre um assassinato fictício, completada por “Leave the Bourbon on the Shelf”, lançada posteriormente na coletânea “Sawdust”.

• O álbum alcançou a primeira posição nas paradas do Reino Unido, Irlanda e Austrália, e a sétima nos Estados Unidos.

• “Hot Fuss” recebeu múltiplas certificações de platina, incluindo três vezes platina nos EUA e quatro vezes no Reino Unido, com mais de sete milhões de cópias vendidas mundialmente até 2012.

• O álbum é fortemente influenciado por bandas dos anos 80, como New Order, Duran Duran e Depeche Mode, refletindo uma sonoridade dançante e new wave.

• Gravado ao longo de 2003, muitas faixas do álbum são versões demo mantidas pela banda devido à sua espontaneidade.

• A capa do álbum apresenta uma fotografia de edifícios nos subúrbios de Pequim, China, com caracteres chineses que significam “desenvolvimento de materiais de construção”.

• O álbum gerou quatro singles de destaque: “Mr. Brightside”, “Somebody Told Me”, “All These Things That I’ve Done” e “Smile Like You Mean It”.

• “Hot Fuss” foi indicado a cinco categorias no Grammy Awards de 2005, incluindo Melhor Álbum de Rock.

• A canção “All These Things That I’ve Done” foi utilizada em um comercial da Nike e no primeiro episódio da série “Jericho”.

• A voz de Brandon Flowers no álbum apresenta um efeito vocal chamado Echo Farm, que contribuiu para a identidade sonora do disco.

Produção

Jeff Saltzman, the Killers

Mudança de line

Primeira formação

Formação

Brandon Flowers – vocais, sintetizador
Dave Keuning – guitarra
Mark Stoermer – baixo
Ronnie Vannucci Jr. – bateria

Sweet Inspirations – coral gospel (faixas 5, 6)

Se gostou, também vai gostar de...

Coldplay - X&Y
Rock alternativo

Coldplay – X&Y

Som grandioso com sintetizadores e baladas emocionantes; X&Y é o álbum ambicioso e expansivo que consolidou o Coldplay como gigante global.

Savoy - Whalebone
Pop Rock

Savoy – Whalebone

Rock alternativo e pop melódico se encontram em Whalebone, um álbum introspectivo que destaca a maturidade sonora do Savoy.

Outros álbuns do mesmo ano

Keane - Hopes and Fears
Indie

Keane – Hopes and Fears

Sem guitarras, Hopes and Fears transforma o piano em astro do rock, criando baladas melancólicas dignas de um café chuvoso em Londres. Tem o grande hit Somewhere Only We Know (entre outros).

Arcade Fire - Funeral
Chamber pop

Arcade Fire – Funeral

O álbum de estreia do Arcade Fire, “Funeral”, canaliza o luto em uma explosão de energia indie, combinando arranjos grandiosos com uma intensidade emocional crua.