The Killers - Battle Born

Battle Born

4º álbum de estúdio​

Fase

Espírito Americano (2012–2017)

6.4

Nota média
de sites de crítica

A Glória, Mas Não A Eterna

“Battle Born”, o álbum de 2012 da banda The Killers, é uma tentativa grandiosa de capturar a essência do rock americano dos anos 80, sem perder a pegada eletrônica que os consagrou. Com uma vibe épica, mas um tanto saturada, o disco flerta com o som de U2 e Bruce Springsteen, mas sem alcançar totalmente o nível de grandiosidade desses ícones.

As letras carregam um peso emocional – às vezes um pouco forçado – enquanto as guitarras fazem um passeio por terrenos de indie rock e arena rock, como se fosse um híbrido entre os anos 80 e o início dos anos 2000. O resultado? Um álbum que tenta soar como um épico de estádio, mas acaba parecendo mais uma tentativa de se reinventar do que uma verdadeira reviravolta criativa.

Destaques

2. Runaway
7. Miss Atomic Bomb
3. The Way It Was

Menos ouvidas

14. Flesh and Bone
15. Prize Fighter

Fatos interessantes

“Battle Born” é uma expressão que aparece na bandeira do estado de Nevada e também é o nome do estúdio de gravação da banda em Las Vegas, onde a maior parte do álbum foi gravada.

Após a turnê do álbum “Day & Age” em janeiro de 2010, o The Killers entrou em um hiato. Eles retornaram em outubro de 2011 para trabalhar no “Battle Born”.

Durante as sessões, a banda colaborou com cinco produtores renomados: Steve Lillywhite, Damian Taylor, Brendan O’Brien, Stuart Price e Daniel Lanois.

O primeiro single, “Runaways”, foi transmitido pela primeira vez em julho de 2012 e vazou online horas antes de sua estreia oficial.

“Battle Born” estreou em terceiro lugar na parada Billboard 200 dos EUA, vendendo 113.000 cópias na primeira semana. No Reino Unido, debutou no topo da parada de álbuns, vendendo 93.989 cópias na semana de lançamento.

A turnê de divulgação do álbum foi a mais longa da banda, levando-os a países como Rússia e China, e culminando com um show no Estádio de Wembley, em Londres, para 90.000 pessoas.

O álbum foi eleito o segundo melhor de 2012 pelos leitores da revista Rolling Stone e apareceu em várias outras listas de melhores do ano.

Daniel Lanois co-escreveu três faixas do álbum, e Francis Healy, do Travis, co-escreveu “Here with Me”.

Produção

The Killers, Daniel Lanois, Steve Lillywhite, Brendan O’Brien, Stuart Price

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Brandon Flowers – vocal, teclados
Dave Keuning – guitarras, backing vocals
Mark Stoermer – baixo, guitarras, backing vocals
Ronnie Vannucci Jr. – bateria, percussão

Stuart Price – teclados adicionais, programação (faixas 7, 13)
Damian Taylor – teclados, programação (faixas 9, 12)
Las Vegas Master Singers – vocais de fundo (faixas 9, 12)
Alissa Fleming – violino (faixa 12)
Jennifer Eriksson – violino (faixa 12)
Nate Kimball – trombone (faixa 15)
Isaac Tubb – trompete (faixa 15)

Se gostou, também vai gostar de...

Sting - 57th & 9th
Pop Rock

Sting – 57th & 9th

Pop rock incisivo, urgente e honesto: Sting revive as raízes roqueiras com riffs diretos, temas urgentes e emoção crua.

Silverchair - Neon Ballroom
Rock

Silverchair – Neon Ballroom

“Neon Ballroom” marca a transição de Silverchair, que finalmente encontra seu som, com baladas marcantes como “Ana’s Song” e “Miss You Love”.

Outros álbuns do mesmo ano

Caetano Veloso - Abraçaço
Indie rock

Caetano Veloso – Abraçaço

Caetano mistura tropicalismo e indie rock em um álbum ousado, encerrando sua trilogia com a Banda Cê de forma visceral e poética.