The Doobie Brothers - Livin' on the Fault Line

Livin' on the Fault Line

7º álbum de estúdio​

Fase

Soul & Transição (1976–1982)

7.0

Nota média
de sites de crítica

Jazz, teclados e uma nova direção

Livin’ on the Fault Line é como trocar a Harley por um Cadillac conversível: a banda deixa o rock suado e entra de cabeça no soft rock com toques de jazz e soul. Michael McDonald assume o volante com seus teclados envolventes e vocais aveludados, enquanto Jeff Baxter adiciona solos de guitarra que lembram os melhores momentos do Steely Dan.

O álbum é uma viagem sonora refinada, com arranjos sofisticados e uma produção polida. Faixas como “You Belong to Me” e “Livin’ on the Fault Line” mostram a banda explorando novas paisagens musicais, distantes dos riffs pesados do passado. É um disco que pode não agradar aos fãs mais antigos, mas que demonstra a versatilidade e a capacidade de reinvenção dos Doobie Brothers.

Destaques

3 – Little Darling (I Need You)
4 – You Belong to Me
5 – Livin’ on the Fault Line

Menos ouvidas

9 – Need a Lady
10 – Larry the Logger Two-Step

Fatos interessantes

• O álbum não gerou nenhum single no Top 40, uma raridade para a banda nos anos 70.

• “Little Darling (I Need You)” é uma reinterpretação do sucesso de Marvin Gaye de 1966.

• “You Belong to Me” foi coescrita por Michael McDonald e Carly Simon; a versão de Simon se tornou um hit posteriormente.

• Jeff Baxter utilizou um dos primeiros sintetizadores de guitarra da Roland, especialmente notável na faixa-título.

• A ausência de Tom Johnston marcou uma mudança significativa na direção musical da banda.

• O álbum alcançou a 10ª posição na Billboard 200 e foi certificado como disco de ouro nos EUA.

• A sonoridade do álbum é frequentemente comparada à de bandas como Steely Dan e Little Feat.

• “Chinatown” destaca-se por sua atmosfera misteriosa e arranjos complexos.

• A produção do álbum é considerada uma das mais polidas da discografia dos Doobie Brothers.

• Apesar da mudança de estilo, o álbum é valorizado por sua coesão e qualidade musical.

Produção

Ted Templeman

Mudança de line

Tom Johnston, guitarrista e vocalista original, afastou-se durante as sessões devido a problemas de saúde e exaustão. Embora creditado e presente nas fotos do encarte, não participou das gravações finais. Ele chegou a compor e gravar cinco músicas para o álbum, mas nenhuma foi incluída na versão final. A ausência de Johnston consolidou Michael McDonald como líder criativo, direcionando o som da banda para uma abordagem mais suave e sofisticada.

Formação

Patrick Simmons – guitarra elétrica e acústica, vocais principais e de apoio
Jeff “Skunk” Baxter – guitarra elétrica e acústica
Michael McDonald – pianos acústico e elétrico, órgão, clavinet, sintetizador, vocais principais e de apoio
Tiran Porter – baixo, vocais de apoio, vocais principais em “Need a Lady”
Keith Knudsen – bateria, percussão, vocais de apoio
John Hartman – bateria, percussão
Tom Johnston – guitarra, vocais (creditado, mas não participou das gravações)

Músicos adicionais
Bobby LaKind – congas, vocais de apoio
Dan Armstrong – solo de sitar elétrico em “Need a Lady”
Randy Brecker – solo de trompete em “You Belong to Me”
Norton Buffalo – harmônica em “There’s a Light”
Victor Feldman – vibrafone em “Livin’ on the Fault Line”
Rosemary Butler – vocais de apoio em “Little Darling (I Need You)”, “You Belong to Me” e “There’s a Light”
Maureen McDonald – vocais de apoio em “You’re Made That Way”
Ted Templeman – percussão
David Paich – arranjos de cordas e metais em “You’re Made That Way”, “Little Darling (I Need You)”, “You Belong to Me” e “There’s a Light”; arranjo de cordas em “Nothin’ But a Heartache”

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