The Clash - London Calling

London Calling

3º álbum de estúdio​

Fase

Do Punk ao Mundo (1979–1982)

10

Nota média
de sites de crítica

A Revolução Sonora de Londres

London Calling é o momento em que o The Clash disse: “vamos esticar o punk até ele gritar por socorro”. No terceiro álbum da banda, duplo, lançado em 1979, o som já não é mais aquele punk cru e direto dos primeiros discos. Aqui, há uma fusão inquieta com reggae, rockabilly, ska, e até uma pitada de jazz.

É como se o punk tivesse sido embebido em álcool e jogado para dançar até o amanhecer, com os dedos ainda apontando para a política e a decadência social. Um reflexo de uma Londres à beira do colapso, London Calling é a fuga para a frente, com letras carregadas de crítica e o som bagunçado de uma cidade pós-punk tentando se reencontrar. A base vibrante de “Train in Vain” e o caos de “Spanish Bombs” provam que a banda não só estava se reinventando, mas também abrindo um novo capítulo para o rock.

Destaques

1. London Calling
19. Train in Vain (Stand by Me)
8. Lost in the Supermarket

Menos ouvidas

16. Four Horsemen
15. Lover’s Rock

Fatos interessantes

• A faixa-título “London Calling” foi inicialmente chamada de “Ice Age”. ​

• O álbum mistura punk com outros gêneros, como reggae, rockabilly, ska, R&B e pop, mostrando a versatilidade da banda. ​

• A capa mostra Paul Simonon quebrando seu baixo durante um show em Nova York. A foto foi tirada por Pennie Smith e, apesar de desfocada, foi escolhida por capturar a energia do momento. ​ Ela também imita as letras do álbum homônimo de Elvis Presley.

• “Train in Vain” foi adicionada ao álbum no último minuto, sem constar na lista original de faixas, tornando-se uma surpresa para os ouvintes. ​

• O álbum vendeu rapidamente 200 mil cópias nos EUA, levando os membros da banda a aparecerem na capa da Rolling Stone em 1980. ​

• O produtor Guy Stevens foi fundamental na criação da atmosfera positiva durante as gravações, incentivando a experimentação musical. ​

• “Spanish Bombs”: A letra foi inspirada em um ataque terrorista real na Espanha, refletindo sobre eventos históricos e conflitos contemporâneos. ​

• Origem de “Brand New Cadillac”: A canção é um cover de Vince Taylor, lançada originalmente em 1959, e foi a primeira música gravada para o álbum. ​

• “London Calling” é frequentemente citado como um dos maiores álbuns de todos os tempos, destacando-se pela inovação e impacto cultural. ​

• A Rolling Stone elegeu o álbum como o melhor dos anos 1980, destacando sua importância na história da música. ​

• “Revolution Rock”: Esta faixa é uma versão de uma música de Danny Ray, lançada meses antes do álbum, mostrando a influência do reggae na banda. ​

• O título do álbum faz referência a uma frase usada pela BBC durante a Segunda Guerra Mundial, destacando a instabilidade social e política do Reino Unido nos anos 1970. ​

• “Lost in the Supermarket”: A letra começou a ser escrita por Joe Strummer nas costas de um pacote de cordas para guitarra, mostrando a abordagem criativa da banda. ​

• O sucesso do álbum nos EUA levou Joe Strummer e Mick Jones a serem capa da Rolling Stone em abril de 1980. ​

• “Clampdown”: Uma crítica feroz ao conformismo e à opressão, a música é uma das mais potentes do álbum, refletindo a postura política da banda. ​

• A versão do Clash de “Revolution Rock” mostra a banda completamente imersa no reggae, destacando a influência jamaicana em seu som. ​

Produção

Guy Stevens

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Joe Strummer – vocais principais e de apoio, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra principal, vocais principais e de apoio, piano, harmônica
Paul Simonon – baixo, vocais de apoio, vocais principais em “The Guns of Brixton”
Topper Headon – bateria, percussão

Mickey Gallagher – órgão

The Irish Horns
Ray Bevis – saxofone tenor
John Earle – saxofone tenor e barítono
Chris Gower – trombone
Dick Hanson – trompete, flugelhorn

Se gostou, também vai gostar de...

Misfits - Project 1950
Covers

Misfits – Project 1950

Clássicos do rock dos anos 50 com uma pegada punk irreverente. Covers rápidos e agressivos, mantendo o espírito rebelde da banda. O baixista Jerry Only assume os vocais.

Viagra Boys - viagr aboys
Post-punk

Viagra Boys – viagr aboys

Viagr Aboys é um mergulho caótico e cativante no pós-punk sueco, misturando humor ácido, saxofone selvagem e introspecção debochada.

The Clash - The Clash
Punk

The Clash – The Clash

O debut do The Clash é puro punk cru e inflamado, com letras de protesto, energia urgente e toques de reggae, marcando um som feroz e essencial.

Outros álbuns do mesmo ano

Van Halen - Van Halen II
Hard rock

Van Halen – Van Halen II

Rock sem freios: solos incendiários, carisma exagerado e energia de show lotado. Menos inovador, mas ainda pura diversão elétrica!

ABBA - Voulez-Vous
Disco

ABBA – Voulez-Vous

“Voulez-Vous” (1979) é um ABBA no auge e no caos: entrada para a disco music, melodias cativantes e tensões criativas, com hits como a faixa-título e “Chiquitita”.

Aerosmith - Night in the Ruts
Blues rock

Aerosmith – Night in the Ruts

Mesmo com turbulências internas, o Aerosmith consegue entregar um álbum com momentos brilhantes e uma energia contagiante.