Sting - The Dream of the Blue Turtles

The Dream of the Blue Turtles

1º álbum de estúdio​

Fase

Horizonte Jazzy (1985–1987)

7.5

Nota média
de sites de crítica

Quando o jazz abraça o rock pop

Um sopro de liberdade pulsa em The Dream of the Blue Turtles, onde Sting abandona o trio rock de The Police para se lançar em uma jornada improvável de pop com improvisos jazzísticos. É como se ele tivesse largado a jaula do hit single e embarcado num clube de jazz, cercado por sax, teclados atmosféricos e grooves sinuosos—as tortugas azuis do título não são meros répteis, mas metáforas para o inconsciente libertado.

Do anárquico “If You Love Somebody Set Them Free” ao sombrio lirismo de “Russians”, cada faixa é um universo próprio. A banda, com Branford Marsalis soprando alma, e Omar Hakim dando ritmo, não apenas acompanha Sting: eles reinventam o conceito de pop sofisticado, embalado por letras políticas, românticas e cinegênicas — e tudo isso sem abandonar a acessibilidade melódica.

Destaques

3 – Russians
1 – If You Love Somebody Set Them Free
9 – Moon Over Bourbon Street

Menos ouvidas

8 – The Dream of the Blue Turtles
7 – Consider Me Gone

Fatos interessantes

• O álbum foi gravado em apenas sete semanas, nos estúdios Blue Wave em Barbados e Le Studio em Quebec.

• O título vem de um sonho vívido de Sting com “grandes tortugas azuis macho, agressivas e bastante borrachas”, símbolo do subconsciente rebelde.

• A formação inclui estrelas do jazz como Branford Marsalis, Kenny Kirkland, Omar Hakim e Darryl Jones.

• “We Work the Black Seam” aborda a greve dos mineradores do Reino Unido e crítica às políticas energéticas de Thatcher.

• “Russians” discute tensões nucleares da Guerra Fria com uma melodia memorável.

• Recebeu indicações ao Grammy de Álbum do Ano, Melhor Performance Pop Masculina, Engenharia e Instrumental de Jazz.

• Chegou ao nº 3 no Reino Unido e nº 2 nos EUA, rendendo (posteriormente) triplo platina nos EUA.

• Faixas como “Shadows in the Rain” foram regravações de músicas originalmente escritas para o Police.

Produção

Sting (Gordon Sumner), Pete Smith

Mudança de line

Sendo o primeiro trabalho solo de Sting, não há formação anterior na mesma configuração para comparar; porém, ele se desvincula completamente da formação de The Police, formando uma nova banda sofisticada com músicos de jazz de alto calibre, mudando radicalmente o contexto sonoro e criativo.

Formação

Sting – voz, guitarra, baixo elétrico (faixas 2 e 10), contrabaixo (faixa 9), arranjos
Darryl Jones – baixo elétrico
Kenny Kirkland – teclados
Branford Marsalis – saxofone soprano, saxofone tenor, clarinete, percussão
Omar Hakim – bateria

Músicos adicionais
Danny Quatrochi – Synclavier, backing vocals
Eddy Grant – congas (faixa 7) – “Consider Me Gone”
Frank Opolko – trombone (faixa 2)
Janice Pendarvis; Dolette McDonald; Pete Smith; Elliot Jones; Jane Alexander; Vic Garbarini; Pamela Quinlan; Rosemary Purt; Stephanie Crewdson; Joe Sumner; Kate Sumner; Michael Sumner; The Nannies Chorus – backing vocals

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