Savoy - Mountains of Time

Mountains of Time

3º álbum de estúdio​

Fase

Raízes Alternativas (1996–1999)

7.8

Nota média
de sites de crítica

O ápice criativo do Savoy

“Mountains of Time” é o momento em que o Savoy encontra seu equilíbrio entre o indie rock e o pop sofisticado. Paul Waaktaar-Savoy, conhecido por seu trabalho com o a-ha, aqui se permite experimentar com arranjos mais elaborados e letras introspectivas. Lauren Savoy adiciona uma suavidade encantadora, enquanto Frode Unneland mantém tudo coeso com sua bateria precisa.

O álbum transita por paisagens sonoras que lembram tanto o brilho dos anos 80 quanto a melancolia dos 90, criando uma experiência auditiva rica e envolvente. É uma obra que recompensa a atenção aos detalhes, revelando novas camadas a cada audição.

Destaques

3 – End of the Line
2 – Star
7 – Mountains

Menos ouvidas

4 – Any Other Way
11 – Break It Gently

Fatos interessantes

• O álbum vendeu 50.000 cópias na Noruega, conquistando disco de platina e consolidando o sucesso do Savoy no país.

• “Mountains of Time” venceu o Spellemannprisen (equivalente norueguês ao Grammy) na categoria de melhor grupo pop em 1999.

• A edição limitada do álbum incluía um segundo disco com faixas bônus, intitulado “The Bovarnick Twins”.

• A faixa “Star” se destacou como um dos maiores sucessos da banda, com seu videoclipe incluído no DVD “A-ha Live at Vallhall – Homecoming”.

• O álbum foi reeditado em 2017 pela Apollon Records, com remasterização de Joe Lambert e nova arte de capa por Tom Korsvold.

• A reedição de 2017 apresentou versões ligeiramente editadas de algumas faixas para se adequar ao formato de vinil.

• Magne Furuholmen, colega de Paul no a-ha, contribuiu com clavicórdio na faixa “Bottomless Pit”.

• As sessões de gravação ocorreram durante a gravidez de Lauren Savoy, adicionando uma camada emocional às composições.

• Algumas músicas do álbum foram consideradas para o retorno do a-ha em 2000, mas acabaram permanecendo no repertório do Savoy.

• “Mountains of Time” é frequentemente citado como o álbum mais acessível e bem-sucedido do Savoy, tanto comercial quanto criticamente.

Produção

Paul Waaktaar-Savoy, Lauren Savoy

Mudança de line

O baixista Greg Calvert deixou a banda após o álbum anterior, “Lackluster Me” (1997). Para este álbum, Paul Waaktaar-Savoy assumiu o baixo em várias faixas, com contribuições adicionais de Jørun Bøgeberg e Sven Lindvall.

Formação

Paul Waaktaar-Savoy – vocais, guitarra, teclados, baixo, arranjos de cordas
Lauren Savoy – vocais, guitarra
Frode Unneland – bateria, vocais

Músicos adicionais
Jørun Bøgeberg – baixo (faixas 2 e 3)
Sven Lindvall – baixo (faixa 1)
Per Lindvall – bateria (faixa 1)
Lasse Rossing – trompete (faixas 1 e 3)
Magne Furuholmen – clavicórdio (faixa 6)
Preben Grieg-Halvorsen – teclados (faixas 4, 7 e 12)
Bjørg Værnes, Atle Sponberg, Sølve Sigerland, Harvey de Souza, Frode Larsen, Henning Båtnes, Elise Båtnes – cordas

Se gostou, também vai gostar de...

Kings of Leon - Walls
Indie

Kings of Leon – Walls

Um Kings of Leon mais polido e introspectivo, com indie rock limpo e baladas etéreas, mas sem o fogo visceral dos álbuns anteriores.

Franz Ferdinand - Franz Ferdinand
Indie rock

Franz Ferdinand – Franz Ferdinand

Estreia explosiva com riffs dançantes e atitude pós-punk; um marco do indie rock que colocou o Franz Ferdinand no mapa mundial.

Travis - Everything at Once
Pós-Britpop

Travis – Everything at Once

Pop reconfortante e introspectivo, com pitadas urbanas e letras sobre tecnologia e cotidiano: o Travis tranquilo e reflexivo de 2016.

Outros álbuns do mesmo ano

Devin Townsend - Official Bootleg
Ao Vivo

Devin Townsend – Official Bootleg

Ao vivo e cru: captura a potência do Devin elétrico e a sinceridade do acústico em um registro original e essencial para fãs.

Travis - Live at Glastonbury '99
Ao Vivo

Travis – Live at Glastonbury ’99

Ao vivo em Glastonbury 1999, Travis entrega um show visceral e molhado, com momentos emblemáticos e riffs britpop cheios de emoção.

Bush - The Science of Things
Grunge

Bush – The Science of Things

Mistura grunge, eletrônicos e temas densos: a terceira investida de Bush desafia expectativas, mesclando hits e experimentos sonoros.