Rod Stewart - Gasoline Alley

Gasoline Alley

2º álbum de estúdio​

Fase

Raízes Britânicas e Narrativas Urbanas (1969–1974)

7.5

Nota média
de sites de crítica

Blues de boteco com alma

Rod Stewart voltou em 1970 com Gasoline Alley, um disco que soa como um encontro entre o blues de bar e o folk britânico, embalado pela voz rouca e apaixonada de Rod. É como se ele tivesse destilado sua alma em cada faixa, misturando covers e composições próprias com uma sinceridade desarmante.

Com participações dos colegas do Faces e uma produção que valoriza a crueza dos instrumentos acústicos, o álbum é um passeio por becos melancólicos e estradas poeirentas, onde cada canção conta uma história de amor, perda e esperança.

Destaques

1 – Gasoline Alley
2 – It’s All Over Now
6 – Cut Across Shorty

Menos ouvidas

8 – Jo’s Lament
9 – You’re My Girl (I Don’t Want to Discuss It)

Fatos interessantes

• Lançado em 12 de junho de 1970, é o segundo álbum solo de Rod Stewart.

• Inclui covers de Bob Dylan, Elton John e The Valentinos, mostrando a versatilidade de Rod como intérprete.

• Participações de membros do Faces, como Ronnie Wood e Ian McLagan, enriquecem o som do álbum.

• A faixa “Cut Across Shorty” transforma o rockabilly de Eddie Cochran em um folk animado.

• “Jo’s Lament” é uma balada introspectiva que destaca a sensibilidade de Rod como compositor.

• O álbum foi bem recebido pela crítica, com destaque para a resenha positiva da Rolling Stone.

• Alcançou a posição 27 na Billboard 200 e 62 no UK Albums Chart.

• A capa do álbum mostra uma rua de paralelepípedos, refletindo o tom nostálgico das músicas.

• Produzido por Rod Stewart e Lou Reizner, mantendo a autenticidade do som.

• Considerado um dos melhores trabalhos de Rod, equilibrando emoção e musicalidade.

Produção

Rod Stewart, Lou Reizner

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Rod Stewart – vocais principais, violão em “Jo’s Lament”
Ronnie Wood – guitarra, violão, baixo
Martin Quittenton – violão
Ian McLagan – piano, órgão Hammond (a edição britânica observa: “Mac indisponível devido à greve de ônibus”, enquanto a versão americana o credita)
Mick Waller – bateria

Participações especiais:
Stanley Matthews – bandolim
Ronnie Lane – baixo em “My Way Of Giving” e “You’re My Girl”, vocais de apoio em “My Way Of Giving”
Pete Sears – piano em “Country Comfort”, baixo em “Cut Across Shorty”
Kenney Jones – bateria em “My Way Of Giving” e “You’re My Girl”
William Gaff – apito
Dennis O’Flynn, Dick Powell – violino
Jack Reynolds – vocais de apoio em “Country Comfort”

Se gostou, também vai gostar de...

Joe Bonamassa - Tales of Time
Ao Vivo

Joe Bonamassa – Tales of Time

Live vibrante que expande Time Clocks: riffs épicos, voz poderosa, texturas vocais e energia visual, gravado no icônico Red Rocks.

Larkin Poe - Blood Harmony
Blues rock

Larkin Poe – Blood Harmony

Blues‑rock visceral, vozes irmãs poderosas e produção caseira refinada: Blood Harmony celebra raízes familiares com intensidade moderna.

Bruce Springsteen - Working on a Dream
Folk Rock

Bruce Springsteen – Working on a Dream

Working on a Dream completa a trilogia de Bruce Springsteen iniciada com The Rising e Magic, trazendo um som mais pop-rock, mas mantendo a energia vibrante da E Street Band e temas de perseverança e amor.

Outros álbuns do mesmo ano

Supertramp - Supertramp
Art rock

Supertramp – Supertramp

Prog rock noturno, denso e experimental; sonoridade curiosa que revela um grupo promissor longe do pop refinado que viria depois.

Black Sabbath - Paranoid
Heavy metal

Black Sabbath – Paranoid

Clássico máximo da banda, “Paranoid” é o álbum que definiu o heavy metal, com riffs pesados, temas sombrios e a marca única do Black Sabbath: puro caos e intensidade sonora.