Rod Stewart - A Night on the Town

A Night on the Town

7º álbum de estúdio​

Era

Transição Transatlântica e Glamour Californiano (1975–1978)

8.0

Nota média
de sites de crítica

Baladas e ousadia: o charme de Rod

Lançado em 18 de junho de 1976, A Night on the Town é o sétimo álbum de estúdio de Rod Stewart, marcando um ponto alto em sua carreira. Combinando baladas emotivas e faixas animadas, o disco apresenta sucessos como “Tonight’s the Night (Gonna Be Alright)” e “The First Cut Is the Deepest”.

Produzido por Tom Dowd e gravado em estúdios renomados nos EUA, o álbum destaca a versatilidade de Stewart como intérprete e compositor, consolidando sua presença nas paradas internacionais.

Destaques

1 – Tonight’s the Night (Gonna Be Alright)
2 – The First Cut Is the Deepest
4 – The Killing of Georgie (Part I and II)

Menos ouvidas

5 – The Balltrap
9 – Trade Winds

Fatos interessantes

• O álbum alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e o segundo nos EUA, permanecendo 47 semanas nas paradas britânicas.

• “Tonight’s the Night (Gonna Be Alright)” liderou a Billboard Hot 100 por oito semanas consecutivas.

• “The Killing of Georgie” aborda a história trágica de um amigo gay de Stewart, sendo uma das primeiras canções pop a tratar abertamente da homossexualidade.

• A capa do álbum é inspirada na pintura “Bal du moulin de la Galette” de Renoir, com Stewart inserido na cena.

• O disco foi certificado platina no Reino Unido e dupla platina nos EUA, com mais de 2 milhões de cópias vendidas.

• Gravado em estúdios como Cherokee (Los Angeles) e Muscle Shoals (Alabama), contou com músicos renomados como Steve Cropper e David Foster.

• A estrutura do álbum segue o modelo de “Atlantic Crossing”, com um lado dedicado a baladas e outro a faixas mais animadas.

• Inclui covers de artistas como Cat Stevens (“The First Cut Is the Deepest”) e Manfred Mann (“Pretty Flamingo”).

• A faixa “The Balltrap” foi criticada por referências sexuais explícitas e linguagem considerada ofensiva.

• Em 2009, o álbum foi relançado em edição dupla com faixas bônus e versões alternativas das músicas originais.

Produção

Tom Dowd

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Rod Stewart – vocais
Donald “Duck” Dunn, Bob Glaub, David Hood, Willie Weeks, Lee Sklar – baixo
Steve Cropper, Billy Peek, Joe Walsh, Jesse Ed Davis, David Lindley, Fred Tackett, Pete Carr – guitarra
John Barlow Jarvis, David Foster, Barry Beckett, J. Smith – teclados
Roger Hawkins, Andy Newmark, Al Jackson Jr., Rick Shlosser – bateria
Tommy Vig, Joe Lala – percussão

Participações especiais:
Jimmy Horowitz, Mel Lewis, Arif Mardin – arranjos de cordas
Tower of Power horn section – trompa
Jerry Jumonville, Plas Johnson – saxofone tenor

Se gostou, também vai gostar de...

Aerosmith - Rock in a Hard Place
Hard rock

Aerosmith – Rock in a Hard Place

Sem Joe Perry e Brad Whitford, a banda tenta se reinventar. O resultado é um disco irregular, mas com faixas que merecem atenção.

INXS - Full Moon
Rock

INXS – Full Moon, Dirty Hearts

Rock sensual e baladas introspectivas, com a voz de Hutchence liderando uma produção polida e cheia de charme. Uma tentativa de se encaixar em um ercado dominado pelo grunge.

Outros álbuns do mesmo ano

Cher - I'd Rather Believe in You
Pop

Cher – I’d Rather Believe in You

Cher aposta em pop melódico e intimista, com produção refinada e arranjos suaves, mas o disco acabou esquecido pela falta de promoção.

10cc - How Dare You!
Arti rock

10cc – How Dare You!

Pop art inspirado, recheado de hits e humor ácido, marca o último suspiro da formação original do 10cc — criativo até o fim.

Elton John - Here and There
Ao Vivo

Elton John – Here and There

Dois shows, dois palcos: Elton constrói uma ponte sonora entre Londres e Nova York (onde John Lennon participa), com emoção, convidados e clássicos ao vivo.