Pet Shop Boys - Please

Please

1º álbum de estúdio​

Fase

Synth‑Fundação & Ascensão Pop (1986‑1990)

8.0

Nota média
de sites de crítica

Synth‑pop urbano: debut de sonhos e luzes

Please inaugura a carreira dos Pet Shop Boys com uma mistura elegante de batidas dançantes, sintetizadores reluzentes e uma aura melancólica sob a superfície pop. As letras de Neil Tennant habitualmente brincam com personagens urbanos, ambições financeiras e desejo, enquanto Chris Lowe constrói paisagens sonoras que flutuam entre o disco‑chic e o minimalismo eletrônico.

A faixa “West End Girls”, por exemplo, evoca uma atmosfera cinematográfica de cidade grande — ouvir sons de rua, respirações, uma tensão que é simultaneamente glamourosa e fria. Outras faixas como “Opportunities (Let’s Make Lots of Money)” refletem aspirações capitalistas com uma ironia fina, abordando sonhos de riqueza num contexto urbano e social.

Em comparação com trabalhos posteriores do duo, Please é mais direto em suas melodias e arranjos — menor densidade, menos camadas, mas já presente o cuidado estético e o contraste tema vs. som pop que viriam a se tornar assinatura da dupla.

Destaques

2 – West End Girls
3 – Opportunities (Let’s Make Lots of Money)
4 – Love Comes Quickly

Menos ouvidas

6 – Opportunities (Let’s Make Lots of Money) – Reprise
10 – Later Tonight

Fatos interessantes

• O título Please foi escolhido para que alguém pudesse entrar numa loja de discos e dizer “Can I have the Pet Shop Boys album, Please?” como pedido natural.

• “West End Girls” foi relançado após produção por Stephen Hague, com arranjo mais lento e atmosférico, o que ajudou a transformá-la no hit número 1.

• O álbum foi gravado entre novembro de 1985 e janeiro de 1986 no estúdio Advision, em Londres.

• A produção de Please foi uma das razões de sua sonoridade tão polida; Stephen Hague trouxe experiência com outros projetos de música pop/dance.

• Embora clássico, há canções no álbum onde Neil Tennant interpreta personagens fictícios ou adota uma voz narrativa para explorar temas de desejo, dinheiro, vida urbana — há uma distância crítica sempre presente.

• A capa é minimalista: bastante espaço branco, uma pequena foto do duo ao centro, o que contrasta com as capas mais elaboradas de muitos lançamentos pop da época.

• O álbum ficou 82 semanas nas paradas de álbuns no Reino Unido — indicativo da duradoura popularidade.

• O álbum gerou vários singles de sucesso, como “West End Girls”, “Opportunities (Let’s Make Lots of Money)”, “Love Comes Quickly” e “Suburbia”.

• Em reedições posteriores, Please ganhou um disco bônus intitulado Further Listening 1984‑1986, com lados B e faixas não lançadas, enriquecendo o panorama criativo da época.

• A música “Violence” foi regravada mais tarde para uma performance beneficente no club Haçienda, criando uma versão alternativa apreciada pelos fãs.

Produção

Stephen Hague

Mudança de line

Primeira formação

Formação

Neil Tennant – voz principal
Chris Lowe – teclados, programação eletrônica

Músicos adicionais
Andy Mackay – saxofone
Helena Springs – vocais de apoio

Se gostou, também vai gostar de...

Madonna - Madonna
Dance pop

Madonna – Madonna

Dance-pop cru e direto, com batidas pulsantes e refrões cativantes. Uma estreia cheia de energia e personalidade.

Sparks - Mad!
Art rock

Sparks – Mad!

Sparks entrega um álbum afiado e irreverente, misturando art rock e synth-pop para satirizar a cultura contemporânea com inteligência e estilo.

Outros álbuns do mesmo ano

Metallica - Master of Puppets
Metal

Metallica – Master of Puppets

Master of Puppets é um marco do metal, unindo riffs poderosos e letras profundas sobre controle e vícios, com a morte prematura do baixista Cliff Burton marcando seu legado.

Savatage - Fight for the Rock
Hard rock

Savatage – Fight for the Rock

Savatage troca o peso pelo laquê em Fight for the Rock: um hard rock forçado pela gravadora, cheio de baladas, mas com vocais afiados e lampejos de brilho.