Michael Jackson - Thriller

Thriller

6º álbum de estúdio​

Fase

A Revolução Disco & O Surgimento da Lenda (1979–1982)

9.7

Nota média
de sites de crítica

Thriller: A Perfeição Pop

“Thriller” de Michael Jackson é o álbum mais vendido de todos os tempos, e não é à toa. Com sua mistura impecável de funk, rock, disco e R&B, ele não só dominou as paradas, mas redefiniu o pop. Produzido por Quincy Jones, traz faixas imortalizadas como “Billie Jean” e “Beat It”.

Michael trouxe um som tão preciso quanto ousado, fazendo a indústria toda dançar ao som de seus hits, como se estivesse dizendo: “O pop nunca mais será o mesmo depois disso”. Não é só música; é história.

Destaques

6. Billie Jean
5. Beat It
1. Wanna Be Startin’ Somethin’

Menos ouvidas

9. The Lady In My Life
2. Baby Be Mine

Fatos interessantes

• “Thriller” vendeu pelo menos 70 milhões de cópias mundialmente, consolidando-se como o álbum mais vendido da história.

• O álbum passou 37 semanas não consecutivas no topo da Billboard 200, mais do que qualquer outro álbum de estúdio.

• Todas as sete faixas lançadas como singles alcançaram o top 10 da Billboard Hot 100, incluindo “Billie Jean” e “Beat It”, que chegaram ao número 1.

• Os videoclipes de “Billie Jean”, “Beat It” e “Thriller” ajudaram a transformar videoclipes em uma forma de arte séria e eficaz para promover álbuns.

• “The Girl Is Mine” foi a primeira música em que Michael Jackson contou com a participação de outro artista, unindo-se a Paul McCartney em um dueto sobre a disputa pela atenção de uma mulher.

• O sucesso de “Thriller” na MTV ajudou a quebrar barreiras raciais na música pop, tornando-se o primeiro artista negro a receber ampla rotação na emissora.

• O álbum ganhou oito prêmios Grammy em 1984, incluindo Álbum do Ano, e foi aclamado pela crítica como um marco na música popular.

• “Thriller” foi o primeiro álbum a ser o mais vendido nos Estados Unidos por dois anos consecutivos, estabelecendo novos padrões para a indústria fonográfica.

• Mais de 40 anos após seu lançamento, “Thriller” continua sendo reconhecido como um dos álbuns mais influentes e icônicos da história da música.

• A guitarra de Beat It é tocada por ninguém menos que Eddie Van Halen.

• Segundo álbum que conta com a percurssão do bbrasileiro Paulinho da Costa.

• O álbum conta com os backing vocals das irmãs de Michael, La Toya e Janet Jackson

• No duo de The Girl Is Mine, quem toca os sintetizadores (e que fez o arranjo da música) é David Foster.

• Dessa vez, além da maior participação de Steve Porcaro, outro membros do Toto participaram das gravações: Jeff Porcaro na bateria e Steve Lukather tocando guitarra, baixo e arranjando.

Produção

Quincy Jones, Michael Jackson

Mudança de line

Músicos de estúdio

Formação

Michael Jackson – co-produtor (faixas 1, 3, 5, 6), vocal principal (todas as faixas), vocais de fundo (1–7, 9), programação de bateria (1, 4), baterista (faixa 5), palmas (8), arranjos de metais e banheiro (faixa 1), arranjos vocais (1, 3, 5, 6), arranjos rítmicos (1, 5, 6), arranjos de sintetizador (faixa 6)

Eddie Van Halen – solo de guitarra (faixa 5)
Paul McCartney – vocal principal (faixa 3)
Steve Lukather – guitarras (faixas 3, 5, 7), baixo (faixa 5), arranjos musicais (faixa 7)
Jeff Porcaro – bateria (faixas 3, 5, 7, 9)
Steve Porcaro – sintetizadores (faixas 5, 7, 9), programação de sintetizador (faixas 2, 3, 5, 7), arranjos musicais (faixa 7)
Paulinho da Costa – percussão (faixas 1, 7)
Janet Jackson – vocais de fundo (faixa 8)
La Toya Jackson – vocais de fundo (faixa 8)
David Foster – sintetizador (faixa 3), arranjo de sintetizador (faixa 3)

Quincy Jones – produtor (todas as faixas), arranjos rítmicos (faixas 1, 3, 5), arranjos vocais (faixa 3), arranjos musicais (faixa 8)
Tom Bahler – Synclavier (faixa 5)
Brian Banks – sintetizador (faixa 4), programação de sintetizador (faixa 2)
Steve Bates – assistente de engenharia (faixas 3, 7–9)
Michael Boddicker – sintetizadores (faixas 1, 2), Emulator (6–9), Vocoder (8), vocais de fundo (1)
Bruce Cannon – efeitos (faixa 4)
Leon “Ndugu” Chancler – bateria (faixas 2, 6, 8)
Mark Ettel – assistente de engenharia (faixas 3, 7–9)
Matt Forger – engenheiro (faixas 2, 3, 7–9)
David Foster – sintetizador (faixa 3), arranjo de sintetizador (faixa 3)
Humberto Gatica – engenheiro (faixas 3, 7–9)
Gary Grant – trompete e flugelhorn (faixas 1, 2, 4)
Bernie Grundman – engenheiro de masterização (faixas 2, 3, 7–9)
Nelson Hayes – prancha de batida no banheiro (faixa 1)
Howard Hewett – vocais de fundo (faixa 8)
Jerry Hey – arranjos de metais, trompete e flugelhorn (faixas 1, 2, 4), arranjos de cordas (3, 6), regente de cordas (faixa 3)
Bunny Hull – vocais de fundo (faixas 1, 8)
James Ingram – vocais de fundo (faixas 1, 8), teclados, palmas e arranjos musicais (faixa 8)
Paul Jackson Jr. – guitarra (faixas 5, 8, 9)
Louis Johnson – baixo (faixas 1, 3, 6, 8, 9), palmas (faixa 8)
Donn Landee – engenheiro (solo de guitarra da faixa 5)
Becky López – vocais de fundo (faixas 1, 8)
Jerry Lubbock – regente de cordas (faixa 6)
Anthony Marinelli – programação de sintetizador (faixas 2, 4)
David Paich – sintetizadores (faixas 2, 7, 9), arranjos rítmicos e piano (faixa 3), arranjos musicais (faixa 7)
Dean Parks – guitarra (faixa 3)
Greg Phillinganes – teclados (faixas 2, 4), sintetizadores (faixas 1, 2, 4–6, 8), Fender Rhodes (faixas 1, 3, 5, 6, 9), programação de sintetizador e palmas (faixa 8)
Vincent Price – narração (faixa 4)
Steven Ray – prancha de batida no banheiro (faixa 1), palmas (faixa 8)
Bill Reichenbach – trombone (faixas 1, 2, 4)
Greg Smith – Synergy (faixa 5), sintetizador (faixa 6)
Bruce Swedien – engenheiro de gravação e mixagem (todas as faixas), efeitos (faixa 4)
Chris Shepard – vibraslap (faixa 5)
Rod Temperton – sintetizador (faixa 4), arranjos rítmicos e vocais (faixas 2, 4, 9)
Jerry Vinci – concertmaster (faixa 3)
Julia Waters – vocais de fundo (faixa 1)
Maxine Waters – vocais de fundo (faixa 1)
Oren Waters – vocais de fundo (faixa 1)
David Williams – guitarra (faixas 1, 2, 4, 6)
Larry Williams – saxofone e flauta (faixas 1, 2, 4)
Bill Wolfer – teclados (faixa 5), sintetizador (faixa 1, 6), programação (faixa 6)

Se gostou, também vai gostar de...

ABBA - Voulez-Vous
Disco

ABBA – Voulez-Vous

“Voulez-Vous” (1979) é um ABBA no auge e no caos: entrada para a disco music, melodias cativantes e tensões criativas, com hits como a faixa-título e “Chiquitita”.

Cyndi Lauper - Bring Ya to the Brink
Dance

Cyndi Lauper – Bring Ya to the Brink

Cyndi Lauper abraça a eletrônica em Bring Ya to the Brink, misturando batidas pulsantes, letras afiadas e sua irreverência única em um álbum dançante e ousado.

Outros álbuns do mesmo ano

The Clash - Combat Rock
New Wave

The Clash – Combat Rock

Combat Rock mistura punk, new wave e reggae, com hinos como “Should I Stay or Should I Go”, mantendo a rebeldia, mas mais acessível e dançante.

Queen - Hot Space
Disco

Queen – Hot Space

Ousada mistura de Queen com pop, funk e new wave, deixando o rock pesado de lado. Um tropeço em que só se destaca Under Pressure.

Duran Duran - Rio
New Wave

Duran Duran – Rio

Puro glamour oitentista: baixo funkeado, sintetizadores luxuosos e hits que transformam qualquer fone num clube lotado. O auge do Duran Duran!