Michael Jackson - Michael

Michael

11º álbum de estúdio​

Fase

Legado Póstumo (2010–2014)

5.4

Nota média
de sites de crítica

Michael, o Holograma do Passado

Lançado postumamente em 2010, Michael é a tentativa de ressuscitar o Rei do Pop a partir de faixas inacabadas e demos recuperadas. O álbum soa como um mosaico de momentos que Michael deixou para trás, tentando se adaptar às tendências do início do século XXI sem perder a magia dos anos 80.

Há algo desconcertante em ouvir o cantor num som que mistura o moderno com o nostálgico, como se ele ainda estivesse tentando encontrar seu lugar em uma era que já o perdeu. De certa forma, soa mais como uma homenagem do que uma reinvenção.

Destaques

1. Hold My Hand (feat Akon)
2. Hollywood Tonight
3. (I Like) The Way You Love Me

Menos ouvidas

7. Much Too Soon
5. (I Can’t Make It) Another Day (feat Lenny Kravitz)

Fatos interessantes

• O álbum Michael, lançado em 2010, é composto por faixas inéditas gravadas entre 1989 e 1991, descobertas em uma unidade de armazenamento no Vale de San Fernando.

• Houve dúvidas sobre a autenticidade das vozes nas faixas “Breaking News”, “Keep Your Head Up” e “Monster”. Investigações sugeriram que essas músicas apresentavam vocais de Jason Malachi, um imitador de Michael Jackson, em vez do próprio artista. A versão disponíveis nos streamings já é reeditada, sem essas faixas.

• Paris Jackson, filha de Michael, expressou que as vozes nas faixas do álbum não eram do seu pai, indicando que eram de Jason Malachi.

• A capa do álbum originalmente continha discretamente o símbolo de Prince. Após um pedido do próprio Prince, o símbolo foi removido da imagem.

• A autenticidade do álbum levou a processos judiciais, incluindo uma ação movida por uma fã que alegou que as faixas eram fraudulentas e não apresentavam a voz de Michael Jackson.

• Apesar das controvérsias, o álbum alcançou o terceiro lugar na lista da Billboard, vendendo 228 mil cópias na primeira semana.

• O álbum credita Dave Grohl como baterista na música “(I Can’t Make It) Another Day”. Grohl confirmou que gravou para a faixa, mas disse que não foi contatado depois e que não aparece no álbum. Na versão final, a bateria foi tocada por Lenny Kravitz.

Produção

Michael Jackson, Akon, Brad Buxer, Theron “Neff-U” Feemster, Lenny Kravitz, John McClain, Teddy Riley, Giorgio Tuinfort

Mudança de line

Músicos de estúdio

Formação

Michael Jackson – vocais principais (faixas 1, 2, 4, 6, 8, 9, 10), arranjador, vocais de apoio (faixas 8, 9), regente, programação.
+ 54 músicos de estúdio

Se gostou, também vai gostar de...

Bon Jovi - Crush
Hard rock

Bon Jovi – Crush

Flerte com o pop dos anos 2000, entregando refrões chicletes, talk box nostálgico e vibe de balada de formatura rock.

Teddy Swims - Unlearning (EP)
Pop

Teddy Swims – Unlearning (EP)

Pop com alma: Teddy Swims mescla R&B e introspecção em sete faixas que exploram autodescoberta e forças renovadas.

Outros álbuns do mesmo ano

Duran Duran - All You Need Is Now
New Wave

Duran Duran – All You Need Is Now

A essência dos anos 80 com sintetizadores e vocais icônicos, misturando nostalgia e sofisticação moderna, com hits dançantes e uma vibe refinada. Produção de Mark Ronson.

Angra - Aqua
Metal progressivo

Angra – Aqua

Inspirado em Shakespeare, Aqua apresenta o Angra em uma jornada suave e técnica, com sons introspectivos, arranjos acústicos e atmosfera marítima.

Kings of Leon - Come Around Sundown
Rock alternativo

Kings of Leon – Come Around Sundown

Um Kings of Leon mais relaxado, misturando rock de arena, country e gospel sulista. Come Around Sundown é grandioso, mas às vezes preguiçoso.