Michael Jackson - Forever

Forever, Michael

4º álbum de estúdio​

Fase

Jovem Prodigio (1972–1975)

6.4

Nota média
de sites de crítica

Sofisticação Sutil

Com “Forever, Michael”, o rei do pop flerta com o soul e funk de forma mais suave e introspectiva, com uma voz se afastando daquele tom infantil dos álbuns anteriores, lembrando muitas vezes o som dos Carpenters. Longe da exuberância de “Off the Wall”, o álbum traz um Michael Jackson em transição, com faixas como “We’re Almost There” que evocam a sofisticação do Philly soul.

Embora o disco não tenha alcançado o mesmo sucesso global, seu charme delicado lembra a vibe de artistas como Marvin Gaye. “One Day In Your Life” prova que até na calmaria, Michael sabe encantar.

Destaques

3. One Day In Your Life
1. We’re Almost There
6. Just A Little Bit Of You

Menos ouvidas

8. Dapper Dan
5. We’ve Got Forever

Fatos interessantes

• Gravado no final de 1974, exceto “I’ll Come Home to You”, de 1973, o álbum marca a mudança da voz de Michael Jackson de soprano juvenil para tenor.

• Este foi o último álbum solo de Michael Jackson com a Motown, antes de sua mudança para a Epic Records.

• Nos EUA, o álbum alcançou a posição 101 na Billboard Top LPs e a 10ª posição na Billboard Top Soul Albums. Não obteve sucesso significativo em outros países.

• Foram lançados três singles do álbum nos EUA: “We’re Almost There”, “Just a Little Bit of You” e “One Day In Your Life”. Destes, “One Day In Your Life” alcançou o topo das paradas no Reino Unido em 1981, seis anos após seu lançamento original.

• Embora o funk estivesse em alta com os Jackson 5, “Forever, Michael” apresenta um som mais suave, com influências do soul de Filadélfia, refletindo a tentativa de Michael de amadurecer musicalmente.

• A faixa “Dear Michael” foi escrita pelo compositor Hal Davis, incorporando trechos de cartas enviadas por fãs a Michael durante 1974, oferecendo uma visão íntima de sua relação com os admiradores.

• Na faixa “Dapper Dan”, Michael canta sobre ser o “rei das pistas de dança”, antecipando sua futura influência na cultura pop e na dança, especialmente com movimentos como o “robot dance”.

Produção

Sam Brown III, Hal Davis, Brian Holland, Fonce Mizell, Freddie Perren

Mudança de line

Músicos de estúdio

Formação

Michael Jackson – Vocal principal.
Músicos de estúdio

Se gostou, também vai gostar de...

Nao - Jupiter
R&B

Nao – Jupiter

R&B solar e introspectivo, misturando funk, baladas e eletrônica com uma leveza radiante, celebrando crescimento e autossuficiência.

Tim Maia - Nuvens
MPB

Tim Maia – Nuvens

Tim Maia em alta voltagem: funk suingado, groove impecável, melancolia afiada e um soul refinado que merecia mais holofotes.

Outros álbuns do mesmo ano

Rush - Fly by Night
Hard rock

Rush – Fly by Night

Batismo de fogo de Neil Peart, trocando o riff brucutu por letras cabeçudas e levando o Rush da pancadaria de garagem para viagens progressivas mais refinadas.

Led Zeppelin - Physical Graffiti
Blues rock

Led Zeppelin – Physical Graffiti

“Physical Graffiti” é um álbum duplo expansivo, com influências orientais, funk e pop, com o segundo disco trazendo faixas reaproveitadas de sessões anteriores.

Bruce Springsteen - Born to Run
Folk Rock

Bruce Springsteen – Born to Run

Born to Run é o grande primeiro marco de Bruce Springsteen, com letras profundas sobre busca por liberdade, baladas poderosas e o som cinematográfico criado pela entrada do piano de Roy Bittan e a bateria de Max Weinberg.