Johnny Cash - American V: A Hundred Highways

American V: A Hundred Highways

86º álbum de estúdio​

Era

Últimas Vozes — Pós-Vida (2004–2010)

8.5

Nota média
de sites de crítica

Estrada final em notas de adeus

Este quinto volume da série “American” traz um Johnny Cash que flerta com o fim, mas canta com a alma ainda em chamas. Com um repertório que mistura clássicos folk e gospel com composições próprias, há uma sensação de legado sendo atravessado em cada acorde. O álbum abre com “Help Me”, um pedido quase existencial que soa como um sussurro da eternidade.

A voz rouca de Cash, gravada pouco antes de sua partida, ecoa como um último ato de resignação, como se murmurasse segredos de estrada sob um céu sem volta. “Like the 309” – escrita e gravada nas últimas batidas de sua vida – se torna um adeus poético, enquanto “If You Could Read My Mind” e “Four Strong Winds” trazem uma melancolia digna de grandes films noir. É um álbum íntimo, sombrio e redentor, uma despedida que soa como cara de despedida — crua, simples, mas poderosa. Com arranjos austeros e a produção que respeita cada falha humana, American V é um adeus em forma de canção.

Destaques

2 – God’s Gonna Cut You Down (cover tradicional gospel/folk)
5 – Further On Up The Road (cover de Bruce Springsteen)
4 – If You Could Read My Mind (cover de Gordon Lightfoot)

Menos ouvidas

7 – I Came To Believe
12 – I’m Free From The Chain Gang Now (cover de Jimmie Davis & Freedman Leslie)

Fatos interessantes

• É o 5º volume da icônica série American, produzido por Rick Rubin.

• Inclui “Like the 309”, última composição de Cash gravada antes de sua morte.

• Gravado entre maio e agosto de 2003, mas lançado postumamente em 2006.

• Foi o primeiro álbum de Johnny Cash a atingir o topo da Billboard 200 desde 1969.

• Certificado disco de ouro pela RIAA em 18 de agosto de 2006 por mais de 500 mil cópias vendidas.

• Mistura covers marcantes com faixas autorais quase como um testamento musical.

• A canção “Help Me” abre o álbum com um peso existencial quase bíblico.

• Nome do álbum vem de um verso de “Love’s Been Good to Me”, de Rod McKuen.

• O arranjo simples permite que a voz tensa de Cash brilhe em sua crueza emocional.

Produção

Rick Rubin

Mudança de line

Sem mudanças significativas

Formação

Johnny Cash – voz, guitarra principal

Músicos adicionais
Laura Cash – violino
Dennis Crouch – baixo
Smokey Hormel, Pat McLaughlin, Larry Perkins, Jonny Polonsky, Randy Scruggs, Marty Stuart, Pete Wade – guitarras
Benmont Tench – órgão, piano, cravo
Mac Wiseman – guitarra

Se gostou, também vai gostar de...

Orville Peck - Pony
Country

Orville Peck – Pony

Western indie melancólico, onde Orville Peck mistura country clássico, reverb psicodélico e uma voz profunda à la Roy Orbison e Nick Cave.

Aerosmith - Honkin' on Bobo
Blues rock

Aerosmith – Honkin’ on Bobo

Resgatando o blues com autenticidade, a banda entrega um álbum cru e apaixonado de covers, homenageando suas raízes musicais.

Elvis Presley - Promised Land
Country

Elvis Presley – Promised Land

Country-pop enxuto com Elvis plena forma, covers marcantes e singles radios que equilibram carisma e sobriedade.

Outros álbuns do mesmo ano

Devin Townsend - The Hummer
Ambient

Devin Townsend – The Hummer

Exploração ambient profunda com drones graves, flauta e sons marinhos – um ritual sonoro íntimo e meditativo de cura emocional.