Johnny Cash - American Recordings

American Recordings

81º álbum de estúdio​

Fase

Renascimento - American Recordings (1994–2003)

9.0

Nota média
de sites de crítica

O renascer do Homem de Preto

Este álbum chega como um sopro de ar puro na discografia de Cash — um registro quase bíblico, em que o velho “Man in Black” aparece sentado diante de sua história, com apenas um violão na mão, cantando sobre dor, redenção e memórias. É como se cada acorde ecoasse numa caverna de lembranças e cicatrizes, revelando o homem por trás da lenda.

As faixas transmitem um tipo de solidão que, em vez de entristecer, enriquece — especialmente quando remetem às colaborações com Tom Waits e Glenn Danzig, que trazem camadas de espiritualidade e ironia. Musicalmente puro e emocionalmente cru, American Recordings não reinventou Cash: ele se reinventou — despido, íntimo e mais vital do que jamais esteve.

Destaques

1 – Delia’s Gone (tradicional americana, arranjo de Johnny Cash)
3 – The Beast in Me (cover de Nick Lowe, cunhado de Cash)
9 – Tennessee Stud (cover de Jimmy Driftwood, sucesso com Eddy Arnold e outros)

Menos ouvidas

10 – Down There by the Train
7 – Oh, Bury Me Not (Introduction: A Cowboy’s Prayer) (tradicional/folk, adaptação de Cash)

Fatos interessantes

• O álbum foi gravado majoritariamente na sala da casa de Cash e no chalé dele, com produção minimalista.

• Duas faixas (“Tennessee Stud” e “The Man Who Couldn’t Cry”) foram gravadas ao vivo no Viper Room, em Los Angeles.

• Com composições originais de Tom Waits (“Down There by the Train”) e Glenn Danzig (“Thirteen”).

• O videoclipe de “Delia’s Gone”, dirigido por Anton Corbijn e estrelando Kate Moss, foi exibido na MTV.

• Ganhou o Grammy de Melhor Álbum Folk Contemporâneo em 1995.

Produção

Rick Rubin

Mudança de line

Não houve uma “formação” tradicional para este álbum, pois marcou o retorno de Johnny Cash às suas raízes — gravando sozinho, apenas com seu violão, sem banda ou músicos acompanhantes.

Formação

Johnny Cash – voz, violão acústico

Se gostou, também vai gostar de...

Bloodywood - Anti-Pop Vol. 1
Covers

Bloodywood – Anti-Pop Vol. 1

Bloodywood mistura metalcore com pop, criando versões ousadas de hits como “Despacito” e “Smells Like Teen Spirit”

Johnny Cash - American II: Unchained
Country rock

Johnny Cash – American II: Unchained

Cash abraça o country-rock com Tom Petty & os Heartbreakers, misturando covers alternativos e clássicos com força, elegância e alma.

Outros álbuns do mesmo ano

Oasis - Definitely Maybe
Britpop

Oasis – Definitely Maybe

Estreia explosiva do Oasis, “Definitely Maybe” mistura guitarras cruas e atitude desafiadora, redefinindo o rock britânico dos anos 90.​

Marillion - Brave
Rock

Marillion – Brave

Conceito intenso com rock progressivo, narrando a queda psicológica de uma jovem, atmosférico, dramático e provocador nas estruturas e gravação.

Pink Floyd - The Division Bell
Art rock

Pink Floyd – The Division Bell

Com atmosferas etéreas e temas de reconciliação, The Division Bell marca o retorno do Pink Floyd ao rock progressivo introspectivo.