Johnny Cash - American IV: The Man Comes Around

American IV: The Man Comes Around

84º álbum de estúdio​

Era

Renascimento - American Recordings (1994–2003)

9.0

Nota média
de sites de crítica

Vozes da Redenção e do Fim

Abertura com o épico apocalíptico “The Man Comes Around” mergulha o ouvinte em um terreno bíblico e introspectivo, como quem acende uma vela em meio à tempestade. O álbum segue declinando a voz já frágil de Cash por clássicos como “Bridge Over Troubled Water” e “In My Life”, onde sua entonação quase quebradiça expõe cada sílaba com urgência emocional — é mais do que uma interpretação; é uma confissão.

O antológico cover de “Hurt” transforma angústia alternativa em elegia country, criando uma das performances mais devastadoras da carreira. A produção de Rick Rubin se move como uma brisa econômica: violões espaçados, punhados de teclado aqui e ali, e o silêncio, sempre, como protagonista. É um disco que cheira à reta final da vida, mas também à redenção — elegante, cru e poeticamente sincero.

Destaques

2 – Hurt (cover do Nine Inch Nails)
1 – The Man Comes Around
7 – Personal Jesus (cover do Depeche Mode)

Menos ouvidas

13 – Tear Stained Letter (cover de Richard Thompson)
14 – Streets of Laredo (tradicional, balada folk americana)

Fatos interessantes

• Foi o último álbum lançado por Cash em vida, e seu primeiro não-compilado a virar ouro em 30 anos.

• O videoclipe de “Hurt” venceu o MTV VMA de Melhor Cinematografia em 2003 e levou Grammy de Melhor Vídeo Curto em 2004.

• “Give My Love to Rose” rendeu a Cash um Grammy de Melhor Performance Vocal Masculina em Country em 2003 — a canção havia sido originalmente gravada por ele nos anos 50.

• Apenas três das quinze faixas foram escritas por Cash; “The Man Comes Around” foi a única composta inteiramente para este álbum.

• Rick Rubin convidou John Frusciante para recriar “Personal Jesus” no estilo blues acústico.

• Trent Reznor (Nine Inch Nails) disse que, ao ouvir a versão de “Hurt”, sentiu que “essa canção não é mais minha.”

• A voz desgastada de Cash, frequentemente descrita como “frágil”, confere um caráter quase espiritual ao álbum.

Produção

Rick Rubin, John Carter Cash

Mudança de line

Ausência de uma banda fixa e a predominância de colaboradores variados, como políticos da cena alternativa (Fiona Apple, Nick Cave) e membros da comunidade rock, além da forte presença de Rick Rubin na produção — trazendo à tona uma estética mais crua, introspectiva e colaborativa.

Formação

Johnny Cash – voz, violão acústico, violão elétrico, arranjador, adaptação

Músicos adicionais
Don Henley – bateria, teclado, vocais
Fiona Apple – vocais
Nick Cave – vocais
Mike Campbell, John Frusciante, Randy Scruggs – violão acústico, violão elétrico
Thom Bresh, Jeff Hanna, Kerry Marx, Marty Stuart – violão acústico
Smokey Hormel – violão acústico, slide guitar, violão elétrico
Jack Clement – Dobro
Joey Waronker – bateria
David R. Ferguson – ukulele, engenharia, mixagem
Laura Cash – fiddle, assistente de produção
Terry Harrington – clarinete
Benmont Tench – órgão, piano, harmonium, Mellotron, vibrafone, pipe organ, Wurlitzer
Roger Manning – piano, tack piano, harmonium, Mellotron, Chamberlin, sinos orquestrais
Billy Preston – piano, teclados

Se gostou, também vai gostar de...

Outros álbuns do mesmo ano

The Smashing Pumpkins - Earphoria
Ao Vivo

The Smashing Pumpkins – Earphoria

Gravações raras e explosivas capturam a energia bruta da fase dourada dos Pumpkins. Um registro vivo e alternativo, misturando o caos do palco à sensibilidade melódica que moldou o som da banda.

Pet Shop Boys - Release
Pop

Pet Shop Boys – Release

Pop refinado, guitarras de Johnny Marr e climas introspectivos: o álbum mais intimista e inesperado do Pet Shop Boys.

Iron Maiden - BBC Archives
Ao Vivo

Iron Maiden – BBC Archives

Um documento histórico raro que expõe, com charme bruto, a metamorfose do Iron Maiden entre a fome e a consagração.