Guided by Voices - Universe Room

Universe Room

41º álbum de estúdio​

Fase

Segunda Reunião e Prolífica Produção (2016–Presente)

7.2

Nota média
de sites de crítica

Um passeio sonoro sem mapa

“Universe Room” é o 18º álbum do Guided By Voices em apenas 10 anos, e se parece com um experimento sonoro conduzido por cientistas malucos do indie rock. Com 17 faixas curtas e sem compromisso com repetições, o disco brinca com o caos controlado, misturando momentos de pop melódico à la Beatles, rock espacial progressivo e uma dose de pós-punk melancólico.

Faixas como “Fly Religion” e “Hers Purple” são explosões certeiras, enquanto outras, como “The Well Known Soldier”, desafiam o ouvinte com sua pegada de ensaio cru. No fim, “Universe Room” é uma viagem sem GPS: às vezes desorienta, mas sempre surpreende.

Destaques

8. Fly Religion
4. The Great Man
6. Dawn Believes

Menos ouvidas

14. Fran Cisco 17. Everybody’s a Star

Fatos interessantes

• A maioria das faixas não tem um refrão que se repete.

• Robert Pollard, líder da banda, intencionalmente reduziu a repetição nas músicas para criar uma experiência auditiva única, incentivando múltiplas audições para captar todas as nuances.

• O álbum apresenta uma mistura de níveis de energia e sons, com 17 faixas diversas em menos de 40 minutos, explorando territórios surpreendentes e alternando entre lo-fi e hi-fi.

• Para aumentar a diversidade sonora, Pollard designou a cada membro da banda a tarefa de gravar todos os instrumentos de uma música específica, enquanto ele próprio gravou três faixas sozinho.

• Este álbum apresenta a formação mais duradoura do Guided By Voices, composta por Robert Pollard, Doug Gillard, Kevin March, Mark Shue e Bobby Bare Jr.

Produção

Travis Harrison

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Robert Pollard – Vocal
Doug Gillard
Bobby Bare Jr.
Mark Shue
Kevin March
Doug Gillard – Cordas
Beckham Bare – Piano em “Hers Purple”
Travis Harrison – Surdo em “Aluminum Stingray Girl”

Se gostou, também vai gostar de...

Queen - News of the World
Arena rock

Queen – News of the World

Uma montanha-russa sonora: do rock épico de “We Will Rock You” ao funk robótico de “Get Down, Make Love”. Ecletismo gelado, mas monumental.

Ghost - Impera
Hard rock

Ghost – Impera

Um épico teatral e grandioso, misturando metal, power ballads e rock clássico com exagero calculado. Um banquete sonoro sobre impérios e decadência.

INXS - Elegantly Wasted
Rock

INXS – Elegantly Wasted

O último suspiro do INXS com Michael Hutchence, misturando rock alternativo com melodia melancólica. Um álbum de despedida cheio de charme, mas com toques de nostalgia.

Outros álbuns do mesmo ano

Horsegirl - Phonetics On and On
Indie

Horsegirl – Phonetics On and On

Horsegirl aposta no minimalismo em Phonetics On And On, criando um indie leve, experimental e cheio de personalidade com letras fonéticas e riffs simples.

Bon Iver - SABLE
Art pop

Bon Iver – SABLE, fABLE

Bon Iver entre sombra e luz: o lado introspectivo sussurra segredos, o lado solar celebra com soul, gospel e leveza pop.