Guided by Voices - Universe Room

Universe Room

41º álbum de estúdio​

Fase

Segunda Reunião e Prolífica Produção (2016–Presente)

7.2

Nota média
de sites de crítica

Um passeio sonoro sem mapa

“Universe Room” é o 18º álbum do Guided By Voices em apenas 10 anos, e se parece com um experimento sonoro conduzido por cientistas malucos do indie rock. Com 17 faixas curtas e sem compromisso com repetições, o disco brinca com o caos controlado, misturando momentos de pop melódico à la Beatles, rock espacial progressivo e uma dose de pós-punk melancólico.

Faixas como “Fly Religion” e “Hers Purple” são explosões certeiras, enquanto outras, como “The Well Known Soldier”, desafiam o ouvinte com sua pegada de ensaio cru. No fim, “Universe Room” é uma viagem sem GPS: às vezes desorienta, mas sempre surpreende.

Destaques

8. Fly Religion
4. The Great Man
6. Dawn Believes

Menos ouvidas

14. Fran Cisco 17. Everybody’s a Star

Fatos interessantes

• A maioria das faixas não tem um refrão que se repete.

• Robert Pollard, líder da banda, intencionalmente reduziu a repetição nas músicas para criar uma experiência auditiva única, incentivando múltiplas audições para captar todas as nuances.

• O álbum apresenta uma mistura de níveis de energia e sons, com 17 faixas diversas em menos de 40 minutos, explorando territórios surpreendentes e alternando entre lo-fi e hi-fi.

• Para aumentar a diversidade sonora, Pollard designou a cada membro da banda a tarefa de gravar todos os instrumentos de uma música específica, enquanto ele próprio gravou três faixas sozinho.

• Este álbum apresenta a formação mais duradoura do Guided By Voices, composta por Robert Pollard, Doug Gillard, Kevin March, Mark Shue e Bobby Bare Jr.

Produção

Travis Harrison

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Robert Pollard – Vocal
Doug Gillard
Bobby Bare Jr.
Mark Shue
Kevin March
Doug Gillard – Cordas
Beckham Bare – Piano em “Hers Purple”
Travis Harrison – Surdo em “Aluminum Stingray Girl”

Se gostou, também vai gostar de...

Queen - Innuendo
Hard rock

Queen – Innuendo

Mistura de épicos como a faixa-título com momentos introspectivos, revelando um Queen maduro, reflexiva e emocional, no último álbum com Freddie Mercury vivo.

The Beatles - Please Please Me
Merseybeat

The Beatles – Please Please Me

Puro rock cru e energia juvenil, com riffs elétricos, suor de pub e Lennon destruindo a garganta. O início explosivo dos Beatles!

Outros álbuns do mesmo ano

Born of Osiris - Through Shadows
Djent

Born of Osiris – Through Shadows

Metalcore progressivo e mais sombrio, repleto de riffs técnicos, synths cavernosos e um equilíbrio entre brutalidade e melodia.