Depeche Mode - Some Great Reward

Some Great Reward

4º álbum de estúdio​

Era

Trilogia Berlinense (1983-1986)

7.8

Nota média
de sites de crítica

Some Great Reward: o disco que levou o synth-pop ao divã

Em Some Great Reward (1984), o Depeche Mode trocou o synth-pop inocente por um flerte com o lado sombrio da alma humana. O álbum é uma mistura de batidas industriais, melodias pop e letras que exploram temas como poder, fé e desejo com uma franqueza quase desconfortável.

É como se Kraftwerk tivesse saído para beber com o Nine Inch Nails e decidido fazer um disco dançante sobre submissão e culpa. Com produção de Daniel Miller e Gareth Jones, o grupo mergulhou em samplers e texturas metálicas, criando um som que é ao mesmo tempo mecânico e emocional. Se Construction Time Again foi a entrada na fábrica, Some Great Reward é o turno da madrugada, onde tudo parece mais intenso e perigoso. O álbum consolidou a identidade do Depeche Mode como mestres do pop sombrio e abriu caminho para obras-primas futuras como Black Celebration e Violator.

Destaques

3 – People Are People
7 – Master and Servant
9 – Blasphemous Rumours

Menos ouvidas

5 – Stories of Old
8 – If You Want

Fatos interessantes

• Foi o primeiro álbum do Depeche Mode a entrar nas paradas dos EUA, alcançando a 51ª posição na Billboard 200.

• O álbum foi gravado nos estúdios Music Works em Londres e Hansa Mischraum em Berlim, locais associados a artistas como David Bowie e Iggy Pop.

• “People Are People” tornou-se um dos maiores sucessos da banda, atingindo o 4º lugar no Reino Unido e o 13º nos EUA.

• “Blasphemous Rumours” gerou controvérsia por suas letras que questionam a justiça divina, levando a críticas de grupos religiosos.

• A faixa “Somebody” marca a primeira vez que Martin Gore assume os vocais principais em uma balada, estabelecendo uma tradição nos álbuns seguintes.

• O álbum foi certificado como ouro no Reino Unido e platina nos EUA, consolidando o sucesso internacional da banda.

• A capa do álbum apresenta uma imagem da Round Oak Steelworks, simbolizando a estética industrial do disco.

• Durante a turnê de promoção do álbum, o Depeche Mode realizou seus primeiros shows atrás da Cortina de Ferro, incluindo apresentações em Budapeste e Varsóvia.

• A produção do álbum envolveu o uso extensivo de samplers e sons industriais, influenciando o desenvolvimento do gênero synth-pop

Produção

Daniel Miller, Depeche Mode, Gareth Jones

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Dave Gahan – vocal principal
Martin Gore – sintetizadores, backing vocals, compositor principal (também canta em algumas faixas, como “Somebody”)
Alan Wilder – sintetizadores, arranjos, co-produção, co-composição (escreveu “If You Want”)
Andrew Fletcher – sintetizadores

Se gostou, também vai gostar de...

Maroon 5 - V
New Wave

Maroon 5 – V

Pop moderno e refinado com o retorno de Carmichael, hits chiclete e produção vistosa: Maroon 5 mostra por que é mais do que display de plataformas.

The Police - Zenyatta Mondatta
New Wave

The Police – Zenyatta Mondatta

Energia urgente, riffs contagiantes e letras afiadas marcam este álbum pop-político do The Police — acelerado, tenso e surpreendentemente refinado.

Outros álbuns do mesmo ano

Dio - The Last in Line
Heavy metal

Dio – The Last in Line

Metal oitentista afiado, teclados épicos e letras místicas. The Last in Line é Dio em modo feiticeiro, comandando riffs e hinos sem freio.

Queen - The Works
Rock

Queen – The Works

Mistura certeira de rock e eletrônica, com momentos brilhantes como “Radio Ga Ga” e “Hammer to Fall”, reafirmando Queen como um ícone dos anos 80.