Deacon Blue - The Great Western Road

The Great Western Road

11º álbum de estúdio​

Era

Memórias e Novos Caminhos (2021-presente)

7.0

Nota média
de sites de crítica

O Conforto da Nostalgia em 'The Great Western Road'

Em “The Great Western Road”, Deacon Blue celebra 40 anos de carreira com uma jornada sonora que mistura nostalgia e reflexão. Pode esperar por uma jornada sonora de nostalgia e reflexão. A banda se reinventa sem abandonar suas raízes no pop-rock melódico, mantendo aquele toque de nostalgia dos anos 80 e 90.

Com canções que misturam temas pessoais com grandes paisagens sonoras, o álbum é como um bom vinho envelhecido: confortável e familiar, mas com uma nova camada de complexidade. Para os fãs, é o Deacon Blue entregando aquilo que eles sabem fazer de melhor, sem grandes surpresas, mas com uma elegância crescente.

Destaques

2. Late ’88
9. How We Remember It
8. Turn Up Your Radio!

Menos ouvidas

12. If I Lived on My Own
11. Curve of the Line

Fatos interessantes

• O álbum marca quatro décadas desde que Ricky Ross e Dougie Vipond se conheceram e fundaram a banda. ​

• O nome do álbum é uma homenagem à Great Western Road em Glasgow, refletindo sobre o período de 1987 em que a banda se sentiu profundamente conectada a essa área. ​

• Gravado nos lendários Rockfield Studios no País de Gales, o álbum foi co-produzido por Ricky Ross e Gregor Philp, com a colaboração do engenheiro Matt Butler, que trabalhou no álbum de estreia “Raintown” (1987). ​

• O primeiro single, “Late 88”, foi lançado em 29 de novembro de 2024, recebendo destaque na BBC Radio 2 antes de seu lançamento oficial. ​

• Para celebrar o lançamento, a banda embarcará na “The Great Western Road Trip”, com cinco shows intimistas em teatros no final de março e início de abril de 2025, seguidos por 15 apresentações em arenas no Reino Unido e Irlanda, incluindo a estreia no Wembley Arena desde 1990. A turnê culminará com dois shows em Glasgow, no OVO Hydro, em outubro de 2025.

Produção

Ricky Ross, Gregor Philp

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Ricky Ross – vocais principais, produção
James Prime – piano
Lorraine McIntosh – vocais de apoio
Dougie Vipond – bateria

Gregor Philp – guitarra elétrica, produção, guitarra acústica em “Up Hope” e “If I Lived on My Own”
Lewis Gordon – baixo

Se gostou, também vai gostar de...

Morrissey - You Are the Quarry
Pop Rock

Morrissey – You Are the Quarry

Morrissey retorna após sete anos com um álbum que equilibra crítica social e introspecção, em uma sonoridade polida e acessível.

Imagine Dragons - Night Visions
Pop Rock

Imagine Dragons – Night Visions

Debute vibrante que mistura pop‑rock e eletrônica: “Radioactive”, “Demons” e “It’s Time” catapultaram Imagine Dragons ao mainstream.

Bush - Live in Tampa
Ao Vivo

Bush – Live in Tampa

Show ao vivo com hits dos anos 90 misturado ao peso moderno; energia crua e refrões poderosos confirmam a vigência da banda.

Outros álbuns do mesmo ano

Men I Trust - Equus Asinus
Dream pop

Men I Trust – Equus Asinus

Primeira parte da duologia Equus, traz uma sonoridade introspectiva com sintetizadores e baixos marcantes, mas peca no final com faixas instrumentais monótonas.

Spiritbox - Tsunami Sea
Djent

Spiritbox – Tsunami Sea

Onda sonora que mistura metalcore, djent e eletrônica, criando atmosferas densas e emotivas com explosões controladas de energia.