Carpenters - Carpenters

Carpenters

3º álbum de estúdio​

Fase

Aurora Melódica (1969–1971)

7.5

Nota média
de sites de crítica

O álbum que definiu o soft rock

Em Carpenters, o duo se consolida como mestre do pop orquestrado dos anos 70. O álbum, apelidado de “The Tan Album” por sua capa discreta, é uma aula de como transformar melancolia em beleza sonora. Karen canta como se cada nota fosse um suspiro, enquanto Richard constrói arranjos que abraçam o ouvinte com cordas suaves e sopros delicados.

Faixas como “Rainy Days and Mondays” e “Superstar” são hinos da introspecção pop, equilibrando tristeza e doçura com perfeição. Embora algumas músicas possam soar uniformes, o conjunto é coeso e emocionalmente impactante. Um disco que prova que menos é mais, e que a simplicidade pode ser profundamente tocante.

Destaques

1 – Rainy Days and Mondays
6 – Superstar
5 – For All We Know

Menos ouvidas

2 – Saturday
9 – Bacharach/David Medley

Fatos interessantes

• O álbum é conhecido como “The Tan Album” devido à sua capa bege com um envelope sobreposto.

• “Superstar” foi gravada em uma única tomada, com Karen entregando um vocal intenso e emocional.

• A música “For All We Know” venceu o Oscar de Melhor Canção Original em 1971.

• O álbum alcançou a 2ª posição na Billboard 200 e foi certificado 4× Platina pela RIAA.

• “Rainy Days and Mondays” foi mantida fora do topo das paradas por “It’s Too Late” de Carole King.

• Este foi o primeiro álbum a apresentar o icônico logotipo dos Carpenters, usado em todos os álbuns subsequentes.

• A capa do álbum foi projetada para parecer um envelope gigante, simbolizando uma carta musical aos fãs.

• O álbum recebeu quatro indicações ao Grammy, vencendo na categoria de Melhor Performance Vocal Contemporânea por um Duo, Grupo ou Coro.

• A crítica da época destacou a sofisticação dos arranjos de Richard e a voz cristalina de Karen.

• “Druscilla Penny” apresenta Richard nos vocais principais, uma rara exceção no repertório da dupla.

Produção

Jack Daugherty

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Karen Carpenter – vocais, bateria
Richard Carpenter – piano, harpsichord, Wurlitzer, órgão Hammond, vocais, arranjos e orquestrações

Músicos adicionais
Hal Blaine – bateria
Joe Osborn – baixo
Bob Messenger – baixo, sopros
Jim Horn – sopros
Doug Strawn – sopros
Earle Dumler – oboé
Tommy Morgan – harmônica
Gayle Levant – harpa

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