Imagine que Bruce Springsteen decidiu trocar sua icônica “Born to Run” por uma caminhada introspectiva ao longo de estradas poeirentas, onde cada acorde soa como o suspiro de uma América esquecida. Em The Ghost of Tom Joad, lançado em 1995, o Boss pendura a guitarra elétrica e abraça o violão acústico, mergulhando em um folk sombrio que faria Woody Guthrie acenar com aprovação.
As 12 faixas, majoritariamente acústicas, pintam retratos vívidos de personagens marginalizados, ecoando as paisagens desoladas de Nebraska (1982). Inspirado pela figura de Tom Joad, do romance As Vinhas da Ira de John Steinbeck, Springsteen oferece uma narrativa crua e poética sobre os desafios da vida na América e no México dos anos 90. Embora o álbum tenha alcançado a 11ª posição nos EUA, foi a primeira vez em duas décadas que um trabalho seu não entrou no top 10. Ainda assim, sua profundidade lírica e abordagem minimalista renderam a Springsteen o Grammy de Melhor Álbum Folk Contemporâneo.
1. The Ghost of Tom Joad
4. Youngstown
2. Straight Time
9. The New Timer
11. Galveston Bay
• The Ghost of Tom Joad marca a volta de Springsteen ao estilo acústico sombrio de Nebraska (1982), com letras introspectivas e politizadas.
• O álbum faz referência ao personagem Tom Joad, protagonista de As Vinhas da Ira, de John Steinbeck, reforçando sua temática sobre injustiça social e desigualdade.
• Ganhou o Grammy de Melhor Álbum Folk Contemporâneo em 1997, consolidando Springsteen como um dos grandes contadores de histórias da música americana.
• Desde The Wild, the Innocent & the E Street Shuffle (1973), este foi o primeiro álbum de Springsteen a não alcançar o Top 10 nos EUA, chegando apenas à 11ª posição.
• Embora o álbum seja majoritariamente acústico, Springsteen reinventou várias músicas em versões elétricas mais intensas nos shows da E Street Band nos anos 2000.
• The Ghost of Tom Joad ganhou nova vida em 2014 com uma versão explosiva gravada por Springsteen e Tom Morello (Rage Against the Machine) no álbum High Hopes.
• Canções como Balboa Park e Sinaloa Cowboys abordam a dura realidade dos imigrantes mexicanos nos EUA, um tema ainda mais atual nos dias de hoje.
Bruce Springsteen, Chuck Plotkin
Apesar de ainda não ter a E-Street Band completa, alguns membros voltam a aparecer
Bruce Springsteen – vocal (faixas 1–12), guitarra (faixas 1–12), harmônica (faixas 1, 10), teclado (faixas 3, 5–7, 11, 12)
Danny Federici – teclado (faixas 1, 2, 8, 10), acordeão (faixa 10)
Chuck Plotkin – teclado (faixa 4)
Gary Mallaber – bateria (faixas 1, 2, 4, 8, 10), percussão (faixas 2, 4)
Marty Rifkin – pedal steel guitar (faixas 1, 2, 4, 10)
Garry Tallent – baixo (faixas 1, 8)
Jim Hanson – baixo (faixas 2, 4)
Jennifer Condos – baixo (faixa 10)
Soozie Tyrell – violino (faixas 2, 4, 8, 10), vocal de apoio (faixa 10)
Lisa Lowell – vocal de apoio (faixa 10)
Patti Scialfa – vocal de apoio (faixa 10)