Aerosmith - A Little South of Sanity

A Little South of Sanity

-º álbum de estúdio​

Fase

Sobreviventes do Caos (1985–1989)

7.0

Nota média
de sites de crítica

Aerosmith em alta voltagem ao vivo

O álbum é uma compilação ao vivo que reúne performances dos anos 1993‑94 (Get a Grip Tour) e 1997‑98 (Nine Lives Tour), entregando quase duas horas de energia em clássicos radiofônicos e hits modernos. A gravação captura o caráter festivo da banda estrada afora: Tyler arremessa falas improvisadas e palavrões entre as músicas — razão pela qual o album veio com selo de Parental Advisory, único caso na discografia da banda.

Musicalmente, o resultado soa como uma jukebox ao vivo: faixas como “Love in an Elevator”, “Back in the Saddle” e “Sweet Emotion” possuem versões brutais e cheias de groove, enquanto baladas como “Angel” e “What It Takes” mostram que Tyler ainda sabe dosar emoção sem perder força. A seleção recai sobre a era Geffen, com um peso evidente para os hits dos anos 90. Ainda que algumas passagens soem sobreproduzidas (com overdubs vocais ou instrumentais em várias gravações), a energia permanece autêntica, fazendo do álbum uma espécie de “melhor de estrada” para os fãs que querem ouvir Aerosmith em seu elemento mais explosivo e celebratório.

Local

Diversas cidades (ex.: State College, Seattle, West Palm Beach, Tokyo, Donington)

Turnê

Get a Grip Tour (1993‑94) e Nine Lives Tour (1997‑99)

Destaques

5 – Dream On – Live Version (Disco 2)
6 – Crazy – Live Version (Disco 2)
8 – Cryin’ – Live Version (Disco 1)

Menos ouvidas

4 – Walk On Down – Live Version (Disco 2)
3 – The Other Side – Live Version (Disco 2)

Fatos interessantes

• Foi o único álbum do Aerosmith a receber o selo Parental Advisory, devido a impropérios de Tyler entre as faixas.

• Reúne gravações das turnês Get a Grip (1993‑94) e Nine Lives (1997‑98), embora sem identificar cada show exato.

• Muitos dos sons contêm overdubs: algumas partes vocais e solos foram “colados” de diferentes shows para aprimorar a performance.

• O cover do álbum faz referência a um incidente real: o Ferrari de Joey Kramer pegou fogo em um posto, e a arte parece retratar o frentista envolvido.

• O álbum cumpriu o contrato de seis discos com a gravadora Geffen, sendo o sexto lançado desde a reunificação da banda em 1984.

• Há predominância de hits das décadas de 80 e 90: cerca de 15 das 23 faixas vêm da era Geffen (Permanent Vacation a Nine Lives).

• Apesar de ser álbum ao vivo, alguns fãs criticam a seleção por evitar “deep cuts” e focar demais em canções mainstream.

• Steven Tyler deixa claro, durante a faixa “Sweet Emotion”, que o show aconteceu em Seattle, enquanto “Love in an Elevator” foi gravada em State College, PA.

• Ganhou certificação de platina nos EUA em dezembro de 1998, pouco após o lançamento.

Formação

Steven Tyler – voz, harmônica, percussões
Joe Perry – guitarra solo, backing vocals, talkbox (“Sweet Emotion”), pedal steel (“Rag Doll”)
Brad Whitford – guitarra
Tom Hamilton – baixo elétrico
Joey Kramer – bateria

Músicos adicionais
Russ Irwin – teclados, backing vocals (principalmente no disco 1)
Thom Gimbel – teclados, backing vocals (principalmente no disco 2)

Se gostou, também vai gostar de...

Queen - The Cosmos Rock

Queen – The Cosmos Rock

Blues de Paul Rodgers com a guitarra atemporal de Brian May, trazendo energia clássica com frescor e vocais marcantes. Mais Paul que Queen.

Lifehouse - Stanley Climbfall

Lifehouse – Stanley Climbfall

Guitarras intensas, lyrics introspectivas e produção polida: o segundo álbum do Lifehouse explora tons mais densos com energia calculada.

Outros álbuns do mesmo ano

Marillion - Radiation 2013

Marillion – Radiation 2013

Rock alternativo e neo‑prog com pitadas de blues e acústico; produção experimental realça o lado cru e atmosférico da banda.

Garbage - Version 2.0

Garbage – Version 2.0

Rock alternativo com produção eletrônica refinada, letras afiadas e a voz marcante de Shirley Manson: um clássico moderno dos anos 90.