a-ha - Cast in Steel

Cast in Steel

10º álbum de estúdio​

Fase

Celebração do Legado (2015-Presente)

7.0

Nota média
de sites de crítica

a-ha Volta ao Jogo com Som Maduro e Melancólico

Até então com carreira encerrada, o a-ha – sem a pressão de lançar algo novo – se inspira e retorna com o Cast in Steel, trazendo uma sonoridade mais democrática, com a banda dividindo igualmente a composição. Embora o álbum arranque com o excelente título homônimo e o épico balada “Under The Make-Up”, o destaque vai para o toque pop de Morten, com “The Wake” e o brilhante “Living at the End of the World”.

Magne entrega o synth-pop de “Forest Fire” e a crítica afiada de “Mythomania”, com ecos de De/Vision e OMD. Paul, por outro lado, apresenta algumas faixas pprofundas, mas menos chamativas, como “Door Ajar”, mas se redime com o encantador “Goodbye Thompson”. Uma obra interessante, mas que poderia ter sido mais coesa com algumas faixas cortadas. A saudade do a-ha é bem atendida, mas sem grandes surpresas.

Destaques

2. Under the Makeup
4. Forest Fire
1. Cast in Steel (Steve Osborne Version)

Menos ouvidas

12. Goodye Thompson
9. She’s Humming A Tune

Fatos interessantes

• Este é o primeiro álbum da banda a usar o logo original desde Memorial Beach (1993).

• A produção foi feita por Alan Tarney, marcando a primeira vez que ele trabalhou com a banda desde o álbum Stay on These Roads (1988).

• O álbum foi lançado após o anúncio da banda de uma segunda reunião em 2015, depois de terem declarado sua aposentadoria após Foot of the Mountain (2009).

• A gravação do álbum envolveu uma abordagem única: os membros da banda não estavam no mesmo estúdio durante o processo. Pål Waaktaar-Savoy e Morten Harket começaram a gravação em Nova York sem Magne Furuholmen.

• A banda fez uma apresentação no Rock in Rio em 27 de setembro de 2015, como parte da turnê mundial para promover o álbum.

Produção

Magne Furuholmen, Morten Harket, Peter Kvint, Erik Ljunggren, Jon O’Mahony, Steve Osborne, Alan Tarney, Pål Waaktaar-Savoy

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Morten Harket – vocal
Magne Furuholmen – teclado, backing vocal
Paul Waaktaar-Savoy – guitarra, backing vocal

Se gostou, também vai gostar de...

Queen - Jazz
Arena rock

Queen – Jazz

Um carnaval de exageros: guitarras épicas, excentricidade de Freddie e hits como Don’t Stop Me Now. Caótico, grandioso e irresistivelmente divertido!

ABBA - Ring Ring
Europop

ABBA – Ring Ring

Primeiro álbum do ABBA, antes da grandiosidade, Ring Ring é um pop ingênuo e grudento, misturando ecos dos anos 60 com lampejos da banda que dominaria o mundo.

Led Zeppelin - Led Zeppelin III
Folk Rock

Led Zeppelin – Led Zeppelin III

Led Zeppelin III redefine o som da banda, misturando rock com folk e blues inovador, criando um álbum mais experimental e profundo que seus antecessores.

Outros álbuns do mesmo ano

Duran Duran - Paper Gods
New Wave

Duran Duran – Paper Gods

Nostalgia oitentista e eletrônica moderna, com produção grandiosa e colaborações ousadas, mantendo o charme pop clássico do Duran Duran.

Ghost - Meliora
Heavy metal

Ghost – Meliora

“Meliora” traz o Ghost mais pesado e teatral, com riffs marcantes e uma mistura de metal clássico e folclore, com alguns dos maiores hits da banda.

Bon Jovi - Burning Bridges
Hard rock

Bon Jovi – Burning Bridges

Burning Bridges é um adeus não tão grandioso do Bon Jovi à gravadora Mercury, com faixas que mesclam o rock clássico da banda com uma nostalgia leve, mas sem o frescor de antes.