Diorama do Silverchair é um espetáculo de experimentação sonora que destrói qualquer rótulo de “banda de adolescente”. O álbum mistura desde o estilo operático de Queen até a energia do Guns N’ Roses, tudo envolto em uma embalagem às vezes excessiva, mas impressionante.
A voz de Daniel Johns atinge notas nunca vistas antes, e a instrumentação experimental (com toques de orquestra, sintetizadores excêntricos e riffs poderosos) mantém o ouvinte em alerta. Faixas como “Across the Night” e “The Greatest View” abrem caminho para um álbum repleto de surpresas, de acústicas que lembram Pink Floyd até hinos de rock intensos. Mesmo com momentos de descontinuidade, Diorama comprova a maturação musical da banda e sua capacidade de finalmente encontrar seu espaço no rock.
2. The Greatest View
3. Without You
1. Across the Night
10. My Favourite Thing
11. After All These Years
• Daniel Johns, o vocalista e guitarrista, compôs a maior parte do álbum no piano, técnica que ele desenvolveu durante o período de pausa da banda após o álbum Neon Ballroom.
• Durante a gravação, Daniel Johns foi diagnosticado com artrite reativa, o que dificultou a execução de guitarra e levou ao adiamento de apresentações ao vivo.
• O compositor Van Dyke Parks contribuiu com arranjos orquestrais para várias faixas, incluindo “Tuna in the Brine”, “Luv Your Life” e “Across the Night”.
• O nome Diorama refere-se a “um mundo dentro de um mundo”, refletindo a complexidade e a profundidade do álbum.
• O primeiro single, “The Greatest View”, alcançou o número 3 na ARIA Singles Chart e se tornou a música mais baixada na história da Austrália na época.
• Em 2002, Diorama ganhou cinco prêmios no ARIA Awards, incluindo “Melhor Álbum de Rock” e “Melhor Grupo”.
David Bottrill, Daniel Johns
Daniel Johns – vocais, guitarras, piano (faixas 2, 9, 11), cravo (faixa 1), arranjos orquestrais (faixas 2, 4, 5, 9, 10)
Ben Gillies – bateria, percussão
Chris Joannou – baixo elétrico
Van Dyke Parks – arranjos orquestrais (faixas 1, 6, 8)
Larry Muhoberac – arranjos orquestrais (faixas 2, 4, 10, 11)
Rob Woolf – órgão Hammond (faixas 3, 9, 10)
Michel Rose – pedal steel (faixa 7)
Paul Mac – piano (faixas 1, 4, 6, 7, 8, 10)
Jim Moginie – teclados (faixas 2, 5), piano (faixa 5)