Silverchair - Frogstomp

Frogstomp

1º álbum de estúdio​

Era

Grunge Adolescente (1994-1996)

7.5

Nota média
de sites de crítica

O Grunge Adolescente Que Marcou Época

Frogstomp é um feito impressionante: três adolescentes australianos de 15 anos entregando um grunge cru e explosivo, recheado de riffs pesados e letras sombrias que desafiam a pouca idade da banda.

O álbum alterna entre faixas ferozes como Israel’s Son e Pure Massacre, que poderiam ter saído de um disco do Alice In Chains, e momentos mais melódicos como Shade e Tomorrow, um hino de rádio com um riff matador. Sim, as letras às vezes soam juvenis e o som tem uma pegada meio “Nirvana B-side”, mas a energia e autenticidade são inegáveis. Frogstomp não é um álbum refinado—é um grito de adolescência que ainda ecoa forte mais de 20 anos depois.

Destaques

2. Tomorrow
1. Israel’s Son
7. Suicidal Dream

Menos ouvidas

10. Cicada
11. Findaway

Fatos interessantes

• Gravado em apenas 9 dias – Silverchair registrou o álbum em tempo recorde, algo impressionante para uma banda de adolescentes.

• Primeiro álbum de estreia australiano a alcançar #1 – Nos charts da Austrália, Silverchair fez história ao chegar ao topo logo de cara.

• “Tomorrow” dominou a MTV – O hit explodiu após vencer uma competição de talentos e rapidamente virou febre internacional.

• Daniel Johns tinha só 15 anos – A maturidade vocal e lírica do vocalista surpreendeu críticos e fãs, apesar de algumas letras refletirem sua juventude.

• Comparado a Nirvana e Alice In Chains – O som cru e pesado do álbum fez muitos rotularem a banda como “o novo Nirvana australiano”.

• “Pure Massacre” foi inspirada pela Guerra da Bósnia – Mostrando que a banda, apesar da pouca idade, já refletia sobre temas globais.

• Influência grunge evidente – O álbum tem riffs e vocais reminiscentes do movimento de Seattle, mas com um toque único de energia juvenil.

• Som cru e direto – O álbum foi gravado praticamente ao vivo no estúdio, sem muitos retoques, capturando a energia bruta da banda.

Produção

Kevin “Caveman” Shirley

Mudança de line

Primeira formação

Formação

Daniel Johns – guitarra, vocais
Chris Joannou – baixo
Ben Gillies – bateria

Se gostou, também vai gostar de...

Kings of Leon - Only by the Night
Rock alternativo

Kings of Leon – Only by the Night

“Only by the Night” mistura rock alternativo com toques de pop e southern rock, criando hinos sedutores como “Sex on Fire” e “Use Somebody”, que marcaram o estrelato dos Kings of Leon.

Twenty One Pilots - Breach
Pop Rock

Twenty One Pilots – Breach

Fechando narrativas de uma década com tensão, vulnerabilidade e produção ousada, Breach mistura rock alternativo e introspecção em alto grau.

Outros álbuns do mesmo ano

The Police - Live!
Ao Vivo

The Police – Live!

Álbum ao vivo em dupla CD com concertos de 1979 (Boston) e 1983 (Atlanta), mostrando a evolução da energia crua à grandiosidade refinada.

Elton John - Made in England
Adult Contemporary

Elton John – Made in England

Um Elton mais introspectivo: pop refinado, arranjos orquestrais e melodias que mesclam o passado e o presente com naturalidade.