Se Prequelle foi um aperitivo, Impera é um banquete imperial – um álbum grandioso que mistura power ballads, metal teatral e referências descaradas ao rock clássico. Inspirado na ascensão e queda dos impérios ao longo da história, Tobias Forge constrói aqui um mundo sonoro que ecoa ABBA, Electric Light Orchestra, Iron Maiden e até Whitesnake.
Entre refrões épicos, solos exagerados e letras sobre ambição e decadência, o Ghost abraça de vez sua veia mais operística e pop. O resultado? Um disco ousado, cheio de excessos e absolutamente irresistível, consolidando o Ghost como uma das bandas mais criativas do rock (não mais tanto metal) atual.
4. Call Me Little Sunshine
3. Spilllways
5. Hunter’s Moon
12. Respite on the Spitalfields
10. Griftwood
• Inspirado no livro “The Rule of Empires” de Timothy Parsons, Tobias Forge concebeu Impera como uma exploração da ascensão e queda dos impérios ao longo da história.
• Criada pelo artista polonês Zbigniew Bielak, a capa do álbum é uma homenagem a uma famosa fotografia do ocultista inglês Aleister Crowley, apresentando Papa Emeritus em uma pose semelhante.
• Fredrik Åkesson, guitarrista do Opeth, contribuiu com solos de guitarra no álbum, adicionando sua técnica e virtuosismo às faixas.
• A “Imperatour” começou em janeiro de 2022 nos EUA, incluindo apresentações na Europa e América do Sul, com shows de abertura de bandas como Volbeat, Twin Temple, Uncle Acid & the Deadbeats, Mastodon e Spiritbox.
• Antes do lançamento do álbum, foram divulgados os singles “Hunter’s Moon”, “Call Me Little Sunshine” e “Twenties”, cada um mostrando diferentes facetas do som eclético do Ghost.
• As músicas abordam tópicos como isolamento, culto a semideuses e a colonização do espaço e da mente, refletindo sobre a natureza cíclica dos impérios.
• O álbum foi produzido por Klas Åhlund, que já havia trabalhado com a banda em “Meliora”, e mixado por Andy Wallace, conhecido por seu trabalho com artistas renomados.
• A faixa Hunter’s Moon foi escolhida como parte da trilha sonora do filme Halloween Kills (2021), o que deu um toque ainda mais sombrio e cinematográfico ao seu clima. Com uma melodia que mistura o rock clássico com o metal, a música captura a tensão crescente do filme e o sentimento de perseguição.
• Embora a música Twenties tenha um pé no rock psicodélico e na energia caótica da década de 1920, ela também exibe influências inesperadas que lembram o ritmo frenético e a batida marcante do funk brasileiro. O groove hipnótico e a batida dançante de Twenties têm algo de reminiscentes dos bailes funk do Rio de Janeiro, segundo declarações do próprio Tobias Forge.
• Mais uma vez, a filha de Tobias Forge – Minou – faz backing vocals, dessa vez na faixa Twenties.
Papa Emeritus IV – Vocal
Um grupo de Nameless Ghouls
Fredrik Åkesson – guitarras
Hux Nettermalm – bateria
Martin Hederos – piano, órgão
Alva Åkesson, Elvira Nettermalm, Inez Johansson, Lita Åhlund, Minou Forge, Olivia Boman – coro (faixa 8)
Anna Mosten, Estherlivia, Ida Gratte, Ida Johansson, Jade Ell, Johanna Eriksson Sanmark – coro (faixas 9, 12)