The Police - Ghost in the Machine

Ghost in the Machine

4º álbum de estúdio​

Era

Exaltação Global (1980–1981)

8.1

Nota média
de sites de crítica

Quando o sintetizador encontra o instinto

Um salto de identidade: abandonando parcialmente o trip-hop reggae que os marcou, o álbum surge como um híbrido futurista de new wave refinada e pop eletrônico temperado com metais. Ouve-se a rebeldia pulsante em “Invisible Sun”, a melodia solar e contagiante de “Every Little Thing She Does Is Magic” e o ritmo cativante de “Spirits in the Material World”.

É como se a banda tivesse subido num foguete sonoro, deixando para trás os riffs crus e abraçando texturas cine-amplas e criativas. Há tensão e técnica, humor soturno em “Demolition Man”, e momentos de pura beleza melódica. Ghost in the Machine é a ponte perfeita entre a urgência punk/reggae inicial e a ambição pop madura de Synchronicity.

Destaques

2 – Every Little Thing She Does Is Magic
1 – Spirits in the Material World
3 – Invisible Sun

Menos ouvidas

9 – Omegaman
7 – Re-Humanise Yourself

Fatos interessantes

• O título vem da obra de Arthur Koestler, “The Ghost in the Machine”, que inspirou o conceito lírico e estético.

• A gravação rolou em AIR Studios (Montserrat) e Le Studio (Canadá), sob produção de Hugh Padgham.

• Pela primeira vez, teclados e saxofones aparecem com peso em várias faixas — uma guinada no estilo da banda.

• “Demolition Man” foi primeiro gravada por Grace Jones; a versão dos Police é uma explosão jazzy-rock.

• Capa icônica com silhuetas em LED segmentado dos três membros — substituiu ideia de foto de divulgação.

• “Every Little Thing She Does Is Magic” foi gravada em demo por Sting e Jean Roussel; a versão final é o próprio demo com overdubs.

• O álbum ficou em 1.º no Reino Unido e 2.º nos EUA, consolidando o sucesso comercial e artístico.

• Obteve posição 322 na lista dos “500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos” da Rolling Stone.

• Primeiro álbum com título em inglês na carreira da banda.

Produção

The Police, Hugh Padgham

Mudança de line

Sem mudanças significativas

Formação

Sting – voz, baixo, teclados, saxofone
Andy Summers – guitarra, sintetizador de guitarra (Roland GR-300), teclados
Stewart Copeland – bateria, percussão, teclados

Músicos adicionais
Jean Roussel – teclados (faixa “Every Little Thing She Does Is Magic”)
Danny Quatrochi – baixo (em “Demolition Man”, não creditado oficialmente)

Se gostou, também vai gostar de...

Talking Heads - Speaking in Tongues
Funk rock

Talking Heads – Speaking in Tongues

Uma fusão vibrante de funk, new wave e art rock, onde os Talking Heads exploram ritmos hipnóticos e letras enigmáticas com liberdade criativa.

The Police - Synchronicity
New Wave

The Police – Synchronicity

Pop expansivo com sintetizadores hipnóticos, baladas intensas e uma produção refinada: o ápice criativo do Police, encerrando a trajetória com estilo.

Outros álbuns do mesmo ano

The Cure - Faith
Pós-punk

The Cure – Faith

Clima fúnebre e atmosferas enevoadas: Faith é o suspiro gótico dos Cure, um disco minimalista carregado de emoção e introspecção.

10cc - Ten Out of 10
Art rock

10cc – Ten Out of 10

Retorno à dupla criativa com pop art inteligente, arranjos refinados e pitadas de reggae: o 10cc mais contido e charmoso desde os anos 70.

INXS - Underneath the Colours
New Wave

INXS – Underneath the Colours

Underneath the Colours é INXS ainda encontrando seu groove, misturando new wave e post-punk com ecos de Talking Heads, mas sem hits marcantes.