Marillion - Radiation 2013

Radiation 2013

9º álbum de estúdio​

Fase

Reinvenção Independente (1998–2004)

6.8

Nota média
de sites de crítica

Quando a Marillion entrou no alternativo

Radiation dá uma sacudida no som da Marillion, jogando o tom neoprogressivo tradicional num liquidificador com pitadas de rock alternativo, blues e folk. A crueza de faixas como “Under the Sun” e “The Answering Machine” lembra o grunge e o britpop da época – ouviu Radiohead? Pois a banda ouviu também e tentou digerir esse som. A experimentação rola no uso de guitarras banidas de delay digital, sintetizadores analógicos e samples usados como transições, gerando uma sensação de álbum “costurado” e atmosférico.

O clima acústico de “Costa del Slough” e “Now She’ll Never Know” contrasta com a crueza blues-rock de “Born to Run” e a balada às avessas “Cathedral Wall”. Apesar de ser considerado por muitos menos acessível – por vezes soa “instável” –, a produção plana e o experimentalismo conferem personalidade única. Parece um filho alternativo de Afraid of Sunlight tentando impressionar uma nova geração.

Destaques

2 – Under the Sun
3 – The Answering Machine
4 – Three Minute Boy

Menos ouvidas

1 – Costa del Slough
9 – A Few Words for the Dead

Fatos interessantes

• “Radiation” foi remasterizado em 2013 com mixagem de Michael Hunter e relançado em 2CD e vinil azul.

• A faixa-título foi emprestada de transições com samples intercalados, técnica usada pela banda para inovar o flow.

• Steve Rothery proibiu uso de delay digital e chorus nos solos, optando por guitarras Gretsch e Harmony.

• O single “These Chains” ganhou clipe metafórico, com Hogarth preso num poço e emergindo da água.

• “Born to Run” traz groove blues, algo incomum na discografia da banda.

• A mixagem original, considerada “plana”, gerou críticas até que Hunter repaginou tudo em 2012.

• Pela primeira vez em turnê, nenhuma canção da era Fish foi incluída no setlist.

• Faixas gravadas no mesmo período, como “Tumble Down the Years” e “Interior Lulu”, ficaram para o álbum seguinte.

Produção

Marillion, Stewart Every

Mudança de line

Sem mudanças significativas

Formação

Steve Hogarth – voz, piano, percussão
Steve Rothery – guitarra
Mark Kelly – teclados, backing vocals
Pete Trewavas – baixo, violão (em “Now She’ll Never Know”), backing vocals
Ian Mosley – bateria, percussão

Músicos adicionais
Erik Nielsen – backing vocals
Jo Rothery, Viki Price – backing vocals (“Three Minute Boy”)

Se gostou, também vai gostar de...

David Byrne - Feelings
Art rock

David Byrne – Feelings

Mosaico de estilos e colaborações (Morcheeba, Devo, Black Cat Orchestra) com clima art-rock experimental e sonoridade eclética.

Garbage - Bleed Like Me
Pós-grunge

Garbage – Bleed Like Me

Com guitarras pesadas e letras intensas, Bleed Like Me marca o retorno do Garbage ao rock cru e emocional que os consagrou.

Marillion - Seasons End
Neo‑prog

Marillion – Seasons End

Marillion renasce com Hogarth: voz emotiva, lirismo maduro e progressivo, temas sociais e ambientais, menos teatral, mais reflexivo.

Outros álbuns do mesmo ano

Pulp - This Is Hardcore
Art rock

Pulp – This Is Hardcore

Art rock decadente que troca o brilho do britpop por melodrama adulto, introspecção e críticas ao consumo e envelhecimento.

Bruce Dickinson - The Chemical Wedding
Hard rock

Bruce Dickinson – The Chemical Wedding

Metal melódico e conceitual inspirado em William Blake, com produção moderna, guitarras intensas e refrães épicos: o auge da era solo de Bruce.

Metallica - Garage Inc.
Covers

Metallica – Garage Inc.

Garage Inc. é Metallica em modo cover, reinventando clássicos com peso e atitude. Um tributo feroz que transforma versões em hinos atemporais.