Ramones - Pleasant Dreams

Pleasant Dreams

6º álbum de estúdio​

Era

Conflito de Ambições (1980–1983)

6.8

Nota média
de sites de crítica

Conflito em alta fidelidade

O som de Pleasant Dreams é como se os Ramones tivessem decidido experimentar: dá pra sentir o choque entre o pop doce e o punk agressivo, quase como se trocassem agressão por melodia em cada acorde. A produção de Graham Gouldman limou as arestas: guitarras mais encorpadas, bateria crua, sintetizadores e harmonias – bem distantes do caos lo-fi dos primeiros discos. Inspirado por elementos dos Who, Motown e Wall of Sound, o álbum traz um rock com pescoço ereto.

Mas essa polidez também é sua maior crítica: o disco soa menos coeso, ora pop (em “Come On Now”), ora duro como metal (em “We Want the Airwaves”), deixando a sensação de uma banda dividida entre agradar gravadora e manter identidade. Ainda assim, algumas joias como “The KKK Took My Baby Away” ecoam personalidade. É um retrato cru da banda: energia, conflito e transição, criando um capítulo instigante na trajetória ramônica.

Destaques

3 – The KKK Took My Baby Away
1 – We Want the Airwaves
7 – She’s a Sensation

Menos ouvidas

10 – Come On Now
12 – Sitting in My Room

Fatos interessantes

• Foi o primeiro álbum sem covers, marcando uma mudança radical na discografia.

• Pela primeira vez, os créditos das músicas são individuais (Joey ou Dee Dee), revelando tensões messas linhas.

• A capa não traz foto da banda – uma polêmica estética inédita ramônica.

• “The KKK Took My Baby Away” ganhou status cult, suposta indireta à traição de Johnny com a ex de Joey.

• Debbie Harry, Kate e Cindy Wilson aparecem nas faixas bônus como backing vocals.

• As sessões nos estúdios Media Sound (NY) e Strawberry Studios (Inglaterra) amplificaram a variedade sonora.

• A gravação provocou brigas: Joey e Johnny mal se falavam no estúdio – porém mantiveram profissionalismo.

• O álbum chegou ao #58 na Billboard, com pouco impacto comercial apesar da produção sofisticada.

• Revoltado com a mixagem “limpa”, Marky elogiou “It’s Not My Place” como “radio-ready”, ainda que rádio ignorasse.

Produção

Graham Gouldman

Mudança de line

Sem mudanças significativas

Formação

Joey Ramone – voz principal e backing vocals
Johnny Ramone – guitarra e backing vocals
Dee Dee Ramone – baixo, backing vocals e voz em faixa bônus (“Touring”)
Marky Ramone – bateria e backing vocals

Músicos adicionais
Vic Emerson (Dick Emerson) – teclados/synth
Dave Hassell – percussão
Graham Gouldman – backing vocals e ritmo
Russell Mael – backing vocals
Ian Wilson – backing vocals
Debbie Harry, Kate Pierson, Cindy Wilson – backing vocals (faixa bônus)

Se gostou, também vai gostar de...

Ramones - Leave Home
Punk rock

Ramones – Leave Home

Punk acelerado com produção refinada: Leave Home mantém a energia dos Ramones, mas com gancho pop e visceral que conquistou o UK.

Ramones - It's Alive
Ao Vivo

Ramones – It’s Alive

Punk cru e explosivo ao vivo, gravado no réveillon de 1977, é um registro visceral e definitivo da energia dos Ramones.

Outros álbuns do mesmo ano

INXS - Underneath the Colours
New Wave

INXS – Underneath the Colours

Underneath the Colours é INXS ainda encontrando seu groove, misturando new wave e post-punk com ecos de Talking Heads, mas sem hits marcantes.

ABBA - ABBA Live
Ao Vivo

ABBA – ABBA Live

ABBA Live é uma coletânea que tenta capturar a energia dos shows, mas os overdubs o tornam mais remix do que ao vivo. Hits brilham, mas falta a autenticidade crua do palco.