Pulp - Freaks

Freaks

2º álbum de estúdio​

Fase

Sombras e Subterrâneos (1983–1992)

6.5

Nota média
de sites de crítica

Os inadaptados de Sheffield

O Freaks é o lado B sombrio de Pulp, longe do folk singelo de It, mergulhando num post‑punk claustrofóbico, com arranjos ásperos e clima gótico. Jarvis soa menos confiante, quase à beira do desespero – parece que está cantando direto de um beco escuro. Já Russell Senior rouba a cena em “Fairground” e “Anorexic Beauty”, com vocais distorcidos que parecem gritos num circo abandonado.

As letras são histórias contadas por outsiders da Sheffield dos anos 80: tensas, tensas, cheias de tensão – reflito da urgência da gravação feita em apenas uma semana com £600. Apesar de sua produção crua, é fascinante ver um Pulp em pleno processo de metamorfose, sentindo o peso da rejeição comercial e transformando isso em arte visceral.
https://www.youtube.com/watch?v=XWRPzcDrYag&ab_channel=Pulp-Topic

Destaques

2 – I Want You
1 – Fairground
3 – Being Followed Home

Menos ouvidas

10 – They Suffocate at Night
9 – Don’t You Know

Fatos interessantes

• Gravado em apenas uma semana com orçamento de cerca de £600, o que reflete a urgência crua do som.

• Produção autoproduzida; o produtor oficial chegou a “desassociar o nome” do projeto .

• Russell Senior assume vocais em duas faixas, dando o tom mais gótico e teatral ao álbum.

• “Master of the Universe” teve uma versão “sanitised” lançada, trocando “masturbates” por “vegetates”.

• “They Suffocate at Night” foi o primeiro single, acompanhado de “Tunnel” como B-side.

• Apenas “I Want You” continuou sendo tocada ao vivo depois, no Forest Tour de 2002.

• O álbum foi relançado em 2012 com músicas bônus dos singles da época, incluindo “Little Girl (With Blue Eyes)”

Produção

Pulp

Mudança de line

A principal novidade foi a entrada de Russell Senior, adicionando violino e vocais, tornando a sonoridade mais sombria e urgente. A formação se consolidou com os irmãos Doyle e Mansell, sem havers saídas ou entradas além dessa fase inicial.

Formação

Jarvis Cocker – vocais principais, guitarra, bateria em “Anorexic Beauty”
Russell Senior – guitarra, violino, vocais em “Fairground” e “Anorexic Beauty”
Candida Doyle – órgão, piano, backing vocals em “There’s No Emotion”
Peter Mansell – baixo, guitarra em “Life Must Be So Wonderful”
Magnus Doyle – bateria, percussão, guitarra em “Anorexic Beauty”

Se gostou, também vai gostar de...

The Smiths - The Smiths
Pós-punk

The Smiths – The Smiths

O debut do The Smiths é um diário existencialista embalado em jangle pop, ironia e melancolia, revelando o drama poético de Morrissey e as guitarras brilhantes de Johnny Marr.

Pulp - It
Indie folk

Pulp – It

Debut acústico e folk de Pulp, com Jarvis incipiente e atmosfera ingênua, marcando o pontapé inicial da jornada indie da banda.

INXS - INXS
New Wave

INXS – INXS

O INXS estreia misturando ska, new wave e pós-punk cru, soando como um The Police menos refinado. Energético, dançante e com faíscas do que viria depois.

Outros álbuns do mesmo ano

Black Sabbath - The Eternal Idol
Heavy metal

Black Sabbath – The Eternal Idol

Riffs pesados e melódicos, com Tony Martin nos vocais, trazendo uma vibe mais introspectiva e menos sombria, em contraste com os álbuns anteriores.

Savatage - Hall of the Mountain King
Heavy metal

Savatage – Hall of the Mountain King

Savatage abraça o drama em Hall of the Mountain King: riffs épicos, clima sombrio e o nascimento do metal teatral com pegada sinfônica.