The Doobie Brothers - What Were Once Vices Are Now Habits

What Were Once Vices Are Now Habits

4º álbum de estúdio​

Fase

Estrada & Harmonia (1971–1975)

7.0

Nota média
de sites de crítica

O disco que revelou "Black Water"

Em What Were Once Vices Are Now Habits, os Doobie Brothers expandem seu leque sonoro, incorporando elementos de country, bluegrass e soul ao seu rock característico. O álbum é uma tapeçaria musical que transita entre baladas suaves e grooves dançantes, evidenciando a versatilidade da banda.

Com a inclusão de músicos convidados como Jeff “Skunk” Baxter e Arlo Guthrie, o disco ganha texturas únicas. “Black Water”, inicialmente um lado B, surpreendeu ao se tornar o primeiro hit número 1 da banda, destacando-se com seu clima descontraído e refrão cativante. Embora algumas faixas possam parecer experimentais, o álbum como um todo reflete a busca dos Doobies por inovação sem perder sua essência.

Destaques

4 – Black Water
1 – Song to See You Through
5 – Eyes of Silver

Menos ouvidas

3 – Pursuit on 53rd St.
9 – Flying Cloud

Fatos interessantes

• “Black Water” começou como lado B de “Another Park, Another Sunday”, mas ganhou destaque nas rádios e se tornou o primeiro número 1 da banda.

• O álbum alcançou a 4ª posição na Billboard 200 e foi certificado como disco de platina.

• A capa do álbum apresenta uma foto tirada durante um show na Western Kentucky University em 4 de dezembro de 1973.

• O título do álbum foi inspirado por uma frase vista pelo baterista John Hartman no jornal de sua antiga escola.

• Jeff “Skunk” Baxter, que contribuiu com pedal steel guitar neste álbum, posteriormente se tornou membro oficial da banda.

• A diversidade sonora do álbum reflete a colaboração de diversos músicos convidados, enriquecendo os arranjos.

• Apesar de críticas mistas na época, o álbum é hoje considerado uma peça-chave na evolução sonora dos Doobies.

• “Another Park, Another Sunday” alcançou a 32ª posição na Billboard Hot 100 em 1974.

• A faixa instrumental “Flying Cloud” destaca a habilidade do baixista Tiran Porter como compositor.

• O álbum foi gravado em três estúdios diferentes na Califórnia, incluindo o Warner Bros. Studios em North Hollywood.

Produção

Ted Templeman

Mudança de line

Michael Hossack, baterista desde 1971, deixou a banda em setembro de 1973. Keith Knudsen entrou como seu substituto, contribuindo com vocais de apoio neste álbum. Hossack ainda participou das gravações, mas Knudsen assumiu a posição oficialmente após a saída de Hossack.

Formação

Tom Johnston – vocais principais e de apoio, guitarras acústica e elétrica
Patrick Simmons – vocais principais e de apoio, guitarras acústica e elétrica
Tiran Porter – vocais de apoio, baixo
John Hartman – bateria, percussão
Michael Hossack – bateria
Keith Knudsen – vocais de apoio

Músicos adicionais
Jeff “Skunk” Baxter – pedal steel guitar em “Tell Me What You Want”
Bill Payne – órgão em “Song to See You Through” e “Eyes of Silver”, piano em “Pursuit on 53rd St.”, clavinet em “You Just Can’t Stop It”
James Booker – piano em “Down in the Track”
Arlo Guthrie – autoharpa em “Tell Me What You Want”
Eddie Guzman – congas em “Road Angel”, “You Just Can’t Stop It” e “Daughters of the Sea”, timbales em “Daughters of the Sea”, e outros instrumentos de percussão
Milt Holland – tabla em “Tell Me What You Want”, vibrafone em “Black Water”, “Tell Me What You Want” e “Another Park, Another Sunday”, marimba e pandeiro em “Daughters of the Sea”, e outros instrumentos de percussão
The Memphis Horns – metais em “Song to See You Through”, “Eyes of Silver” e “You Just Can’t Stop It”
Wayne Jackson – trompete
Andrew Love – saxofone tenor
James Mitchell – saxofone barítono
Jack Hale – trombone
Novi Novog – viola em “Spirit” e “Black Water”
Ted Templeman – percussão adicional
Músico não creditado – sintetizador em “Flying Cloud”

Se gostou, também vai gostar de...

Queen - Flash Gordon
Rock

Queen – Flash Gordon

Uma trilha sonora sci-fi campy, cheia de sintetizadores, diálogos do filme e momentos épicos, mas com pouco Freddie.

The Beatles - Rubber Soul
Folk Rock

The Beatles – Rubber Soul

“Rubber Soul” traz os Beatles em uma fase introspectiva, misturando folk, psicodelia e blues. A produção é simples, mas inovadora, com letras mais profundas e um som suave, mas vibrante.

Bruce Springsteen - Wrecking Ball
Heartland rock

Bruce Springsteen – Wrecking Ball

Rock, folk e crítica social. Com letras poderosas e sonoridade épica, ele celebra a resistência e a esperança, destacando-se pela participação de Tom Morello e a última colaboração de Clarence Clemons.

Outros álbuns do mesmo ano

Queen - Sheer Heart Attack
Hard rock

Queen – Sheer Heart Attack

O Queen mistura pop, metal e vaudeville em hits como ‘Killer Queen’ e ‘Brighton Rock’. Barroco comp pegada de rock – e genial!

Rush - Rush
Hard rock

Rush – Rush

Rush estreia com um hard rock barulhento, cheio de suor e riffs sujos, parecendo três moleques detonando no porão antes de sonharem em dominar o universo progressivo.