a-ha - Foot of the Mountain

Foot of the Mountain

9º álbum de estúdio​

Fase

Retorno e Reinvenção (2000-2009)

7.3

Nota média
de sites de crítica

Do synth ao pop: o lado maduro do a-ha

Analogue (2005) do a-ha é como aquele amigo que você não ouve falar muito, mas que, quando aparece, traz algo surpreendente e cheio de charme. Desde o início com “The Bandstand”, você é envolvido por sintetizadores nostálgicos e a voz imbatível de Morten Harket, que consegue transformar qualquer canção em uma obra-prima quase divina. As músicas seguem esse caminho suave e cativante, com faixas como “Riding the Crest” e “What There Is” fazendo você sorrir mesmo sem saber o motivo exato.

Mas, com o passar do álbum, a empolgação vai se acalmando. As faixas vão se tornando previsíveis, apesar de sempre bem produzidas. “Mother Nature Goes to Heaven” lembra Depeche Mode, mas é aquela vibe de déjà vu. A falta de baladas clássicas, que tanto definiram a identidade da banda, deixa o álbum com uma sensação de repetição. Mesmo assim, o som é agradável e Morten continua sendo o centro de tudo, sem desanimar totalmente.

Depois desse álbum, a banda anunciou seu fim (depois eles voltariam) e fez uma turnê de despedida.

Destaques

4. Foot of the Mountain
2. Riding The Crest
7. Nothing Is Keeping You Here
6. Shadowside

Menos ouvidas

10. Start The Simulator
9. Sunny Mystery

Fatos interessantes

• Magne Furuholmen descreveu o álbum como uma mistura de vocais emocionantes, sintetizadores, letras melancólicas e melodia melancólica.

• Foot of the Mountain foi o último álbum completo da banda antes de seu suposto encerramento em 2010. Ele também usou o novo logo da banda, que foi posteriormente alterado após a reunião do grupo em 2015.

• A faixa “Riding the Crest” foi inspirada pelo álbum Neon Bible da banda Arcade Fire. Além disso, Paul Waaktaar-Savoy compartilhou que muitas das letras foram inspiradas por suas experiências pessoais, como sua relação com Nova York e a Noruega.

• A faixa título, “Foot of the Mountain”, explora o dilema entre a vida urbana e o desejo de viver em paz na natureza, refletindo o contraste entre a vida agitada de Nova York e a tranquilidade da Noruega.

• A capa do álbum foi projetada por Martin Kvamme e apresenta uma imagem abstrata do Monte Kyrkja na Noruega. A inspiração veio da ideia do contraste entre a vida moderna e a natureza, refletida tanto na música quanto no título.

Produção

a-ha, Steve Osborne, Mark Saunders, Roland Spremberg, Erik Ljunggren

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Morten Harket – vocal
Magne Furuholmen – teclado, backing vocal
Paul Waaktaar-Savoy – guitarra, backing vocal

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