“Danse Macabre” não é só um álbum, é praticamente uma celebração da volta da formação original do Duran Duran, com a grandiosa participação de Andy Taylor de volta ao time. A banda mergulha de cabeça no universo do dark disco e do synth-pop, inspirado em um show temático de Halloween que eles realizaram em 2022. A mistura de sintetizadores sombrios e batidas dançantes cria um clima de mistério, como se estivesse no meio de uma festa macabra, iluminada por luzes de neon.
O som remete a influências de Kraftwerk e Depeche Mode, mas com a irreverência característica da banda. A pegada experimental dá uma nova energia ao grupo, sem perder a essência que conquistou fãs ao longo dos anos. Mais acessível que o “Paper Gods”, mas mantendo a ousadia e a energia vibrante dos anos 80, “Danse Macabre” é um passeio noturno no tempo, com direito a uma pitada de ousadia.
12. PSYCHO KILLER (feat Victoria De Angelis)(cover do Talking Heads)
2. BLACK MOONLIGHT
6. DANSE MACABRE
13. CONFESSIONS IN THE AFTERLIFE
11. SPELLBOUND
• O guitarrista original Andy Taylor retornou para colaborar em algumas faixas do álbum, marcando sua primeira participação desde “Astronaut” de 2004.
• O conceito do álbum foi inspirado em um show de Halloween que a banda realizou em Las Vegas em 31 de outubro de 2022.
• Contou com a colaboração de Nile Rodgers e Victoria De Angelis, do Måneskin.
• O álbum apresenta seis covers, incluindo “Bury a Friend” de Billie Eilish, “Supernature” de Cerrone, “Psycho Killer” do Talking Heads e “Paint It Black” dos Rolling Stones.
• Inclui novas versões de músicas antigas do Duran Duran, como “Night Boat” (1981) e “Secret Oktober” (1983), além de uma fusão de “Lonely in Your Nightmare” (1982) com “Super Freak” de Rick James.
• Em setembro de 2024, foi anunciada uma versão expandida do álbum, intitulada “Danse Macabre De Luxe”, com três faixas adicionais: “Masque of the Pink Death” (instrumental), um cover de “Evil Woman” do Electric Light Orchestra e uma reinterpretação de “New Moon on Monday” chamada “New Moon (Dark Phase)”.
Josh Blair, Duran Duran, Mr Hudson, Nile Rodgers
Volta do guitarrista Andy Taylor, reunindo a banda original novamente
Simon Le Bon – vocais, produção
Nick Rhodes – teclados, produção
John Taylor – baixo, produção; guitarra (faixa 6)
Roger Taylor – bateria, produção
Andy Taylor – guitarra (faixas 1–2, 4–5, 7–12)
Anna Ross – vocais de apoio
Rachael O’Connor – vocais de apoio
Joshua Blair – percussão (faixas 1–7, 9–12), cordas (faixas 1, 3, 4, 7, 12, 13), guitarra (4), piano (9, 13), sintetizador (10)
Nile Rodgers – guitarra (faixas 2, 5)
Nate Merchant – baixo, programação de bateria, programação (faixas 3–12)
Warren Cuccurullo – guitarra (faixas 3, 6)
Alexandra AStama – vocais de apoio (3)
Mr Hudson – loops (faixa 6), guitarra (faixa 13)
Simon Willescroft – saxofone (faixas 8, 10)
Johnny Thirkell – flugelhorn (faixa 8)
Dominic Brown – guitarra (faixas 12, 13)
Victoria De Angelis – baixo (faixa 12)Simon Le Bon – vocais, produção