Duran Duran - Thank You

Thank You

8º álbum de estúdio​

Fase

Renascimento dos Anos 90 (1993–1997)

3.7

Nota média
de sites de crítica

Quando a nostalgia não basta

Duran Duran tentou se reinventar em Thank You, mas o que temos aqui é uma mistura de covers que mais parece uma viagem pelos anos 70 com a cara de uma banda dos anos 90 tentando ser “cool” demais. O álbum é uma salada de sons, onde a pegada synthpop da banda se perde em versões de hits como “White Lines” e “Perfect Day”. Se perde ao tentar ir de Bob Dylan à Led Zeppelin.

Não é uma total tragédia, mas dá a impressão de um Duran Duran tentando se encaixar em algo maior que não compreende bem. O que falta é a alma, o brilho que eles tinham nas décadas anteriores. É uma tentativa bem-intencionada de abraçar o lado experimental, mas sem um coração pulsando forte por trás.

Destaques

5. Lay Lady Lay (cover do Bob Dylan)
3. Perfect Day (cover do Lou Reed)
1, White Lines (Don’t Do It) (Cover de Melle Mel)

Menos ouvidas

12. I Wanna Take You Higher Again (cover de Sly and the Family Stone)
9. Ball of Confusion (That’s What the World Is Today) (cover de The Temptations)

Fatos interessantes

• Uma coletânea de covers de músicas de artistas como Grandmaster Flash, Lou Reed, Elvis Costello, The Doors, Led Zeppelin e outros.

• Singles lançados: “White Lines (Don’t Do It)” e “Perfect Day”.

• Roger Taylor, baterista original da banda, retornou para gravar as faixas “Perfect Day” e “Watching the Detectives”.

• O álbum foi amplamente criticado, sendo classificado como o pior álbum de todos os tempos pela revista Q em 2006.

• Apesar das críticas, Lou Reed elogiou a versão de “Perfect Day” do Duran Duran, chamando-a de “o melhor cover já feito de uma das minhas próprias músicas”.

• Alcançou a 12ª posição na UK Albums Chart e a 19ª no US Billboard 200.

• A faixa-título, “Thank You”, originalmente do Led Zeppelin, apareceu pela primeira vez na trilha sonora do filme “Com Mérito” em 1994.

• Diversos bateristas contribuíram, incluindo Steve Ferrone, Tony Thompson e Terry Bozzio.

• A edição japonesa do álbum incluiu covers de “Femme Fatale” do Velvet Underground e “Diamond Dogs” de David Bowie.

• A ideia era gravar o álbum rapidamente durante a turnê, com sessões iniciadas em julho e agosto de 1993, visando um lançamento no final do ano.

• Embora inicialmente criticado, alguns fãs e críticos passaram a apreciar certas faixas do álbum, destacando “Watching the Detectives” e a segunda versão de “I Wanna Take You Higher” como pontos positivos.

Produção

Duran Duran, John Jones

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

Simon Le Bon – vocais, produção
Nick Rhodes – teclados, produção
John Taylor – baixo, produção
Warren Cuccurullo – guitarra, produção

Roger Taylor – bateria em “Perfect Day” e “Watching the Detectives”
Steve Ferrone – bateria em “White Lines” e “Crystal Ship”
Tony Thompson – bateria em “I Wanna Take You Higher”
Anthony J. Resta – bateria em “White Lines”, “Lay Lady Lay”, “911 Is a Joke”, “Ball of Confusion” e “I Wanna Take You Higher Again”
Terry Bozzio – bateria em “Success”, “Thank You” e “Drive By”
Abe Laboriel Jr. – bateria em “Lay Lady Lay” e “I Wanna Take You Higher Again”
John Jones – teclados, guitarras e vocais adicionais
Jonathan Elias – sintetizador Moog em “Crystal Ship”
Bruce Dukov – violino
Henry Ferber – cordas de violino
Ron Folsom – cordas de violino
Armen Garabedian – cordas de violino
Berj Garabedian – cordas de violino
Michelle Kikuchi-Richards – cordas de violino
Joy Lyle – cordas de violino
Maria Newman – cordas de violino
Pamela Goldsmith – viola
Scott Haupert – viola
Suzi Katayama – violoncelo
Lee Oskar – gaita em “Watching the Detectives” e “I Wanna Take You Higher”
Flo & Eddie – vocais de apoio em “Success”
Grandmaster Flash & the Furious Five – vocais de apoio em “White Lines” e “I Wanna Take You Higher”
Grandmaster Melle Mel – vocais de apoio, rap em “White Lines”
Curtis King – vocais de apoio em “I Wanna Take You Higher”
Lamya – vocais de apoio em “White Lines”, “I Wanna Take You Higher” e “Drive By”
Maxanne Lewis – vocais de apoio em “Ball of Confusion”
Tessa Niles – vocais de apoio em “Perfect Day” e “Watching the Detectives”

Se gostou, também vai gostar de...

Keane - Hopes and Fears
Indie

Keane – Hopes and Fears

Sem guitarras, Hopes and Fears transforma o piano em astro do rock, criando baladas melancólicas dignas de um café chuvoso em Londres. Tem o grande hit Somewhere Only We Know (entre outros).

Ghost - If You Have Ghosts (EP)
Covers

Ghost – If You Have Ghosts (EP)

Um EP sombrio e eclético, com covers psicodélicos e góticos de ABBA, Depeche Mode e mais, tudo com a produção de Dave Grohl.

Misfits - Project 1950
Covers

Misfits – Project 1950

Clássicos do rock dos anos 50 com uma pegada punk irreverente. Covers rápidos e agressivos, mantendo o espírito rebelde da banda. O baixista Jerry Only assume os vocais.

Outros álbuns do mesmo ano

Morten Harket - Wild Seed
Pop Rock

Morten Harket – Wild Seed

Morten Harket troca o synthpop do a-ha por baladas introspectivas, folk pop classudo e dilemas existenciais à la Leonard Cohen nos fiordes.

Van Halen - Balance
Hard rock

Van Halen – Balance

Balance é Van Halen em sua fase mais madura, misturando riffs pesados e baladas doces, mas – em crise – sem encontrar o equilíbrio perfeito entre os dois.

Black Sabbath - Forbidden
Heavy metal

Black Sabbath – Forbidden

Heavy metal com rap, criando um experimento único, mas arriscado. Com Tony Martin nos vocais e Ice-T em uma colaboração, a tentativa de mesclar estilos não soa tão orgânica quanto esperada.