Van Halen - Van Halen II

Van Halen II

2º álbum de estúdio​

Fase

David Lee Roth nos vocais (1978–1984)

8.5

Nota média
de sites de crítica

Van Halen em Modo Turbo

Se o primeiro Van Halen foi um carro esportivo novinho saindo da concessionária, Van Halen II é o mesmo possante, agora sem freios e cheio de adesivos de corrida. Eddie Van Halen continua pilotando a guitarra como se estivesse possuído por um espírito do rock’n’roll, soltando solos flamejantes em faixas como Spanish Fly (um Eruption acústico) e Somebody Get Me a Doctor.

David Lee Roth ainda soa como um bartender de Las Vegas que resolveu cantar, espalhando carisma e exagero por todo lado. A produção é mais crua, menos inovadora, mas mantém a energia de um show lotado. No fim, pode até não ser tão revolucionário quanto o debut, mas continua sendo puro combustível para quem quer guitarras incendiárias e diversão sem culpa.

Destaques

2. Dance the Night Away
10. Beautiful Girls
8. D.O.A.

Menos ouvidas

5. Outta Love Again
4. Bottoms Up!

Fatos interessantes

• O álbum foi gravado em apenas uma semana, entre 10 e 16 de dezembro de 1978, logo após a conclusão da primeira turnê mundial da banda.

• Muitas faixas do álbum já existiam antes do lançamento do primeiro disco e estavam presentes em demos gravadas em 1976 e 1977, incluindo versões iniciais de “Beautiful Girls” (então chamada “Bring On the Girls”) e “Somebody Get Me a Doctor”.

• A guitarra preta e amarela, conhecida como “Bumblebee”, exibida na contracapa do álbum, foi enterrada junto com Dimebag Darrell, guitarrista do Pantera, após seu falecimento em 2004. Eddie Van Halen a colocou no caixão devido à admiração de Darrell por essa guitarra.

• Durante a sessão de fotos para a capa do álbum, David Lee Roth quebrou o calcanhar ao tentar um salto, resultando na imagem usada na contracapa.

• O álbum alcançou a sexta posição na parada Billboard Top LPs & Tape e, até 2004, vendeu quase seis milhões de cópias apenas nos Estados Unidos.



• A faixa “Dance the Night Away” tornou-se o primeiro single da banda a entrar no Top 20 dos EUA, alcançando a 15ª posição na Billboard Hot 100.

• A música “Spanish Fly” destaca-se por ser um solo acústico de Eddie Van Halen, mostrando sua versatilidade como guitarrista.

Produção

Ted Templeman

Mudança de line

Nenhuma alteração

Formação

David Lee Roth – vocais principais
Eddie Van Halen – guitarra, vocais de apoio
Michael Anthony – baixo, vocais de apoio
Alex Van Halen – bateria

Se gostou, também vai gostar de...

Spinal Tap - The End Continues
Comedy rock

Spinal Tap – The End Continues

Um último brinde ao absurdo: riffs pesados, humor afiado e convidados de peso fazem de The End Continues a despedida perfeita do Spinal Tap.

Queen - Queen on Fire – Live at the Bowl
Ao Vivo

Queen – Queen on Fire – Live at the Bowl

Registro eletrizante do Queen ao vivo em 1982 – em tour do criticado Hot Space, mesclando clássicos e novidades com energia e maestria no palco do Milton Keynes Bowl.

Outros álbuns do mesmo ano

Bad Company - Desolation Angels
Blues rock

Bad Company – Desolation Angels

Com produção mais polida, o álbum trouxe sucessos como “Rock ‘n’ Roll Fantasy”, buscando modernizar o som dos anos 70.​

Cher - Take Me Home
Disco

Cher – Take Me Home

Cher abraça a disco em Take Me Home, entre hits dançantes e baladas emotivas, retornando às paradas com energia e estilo ousado.

David Bowie - Lodger
Art rock

David Bowie – Lodger

Mistura de art rock e world music, Lodger é o álbum mais acessível da trilogia de Berlim, com críticas sociais e sonoridades globais.