Bruce Springsteen - Tunnel of Love

Tunnel of Love

8º álbum de estúdio​

Fase

Desilusão da América de Reagan (1984-1989)

7.9

Nota média
de sites de crítica

Bruce nos anos 80: Amores e Distorções

“Tunnel of Love” é o oitavo álbum de Bruce Springsteen, lançado em 1987. Marcado pela experimentação com sintetizadores e baterias eletrônicas, o álbum se distanciou das tradicionais baladas de rock e mergulhou na sonoridade dos sintetizadores anos 80 e em temas mais introspectivos, principalmente sobre os altos e baixos do amor maduro e as dificuldades no relacionamento.

Com faixas como “Brilliant Disguise” e “One Step Up”, o trabalho apresenta uma sonoridade mais suave e reflexiva de um Bruce que passava pelo desmoronamento de seu casamento com a modelo e atriz Julliane Philips. É um álbum mais pessoal, que revela um Bruce mais vulnerável e menos o herói de grandes anthems de trabalho.

Destaques

2. Tougher Than The Rest
9. Brilliant Disguise
10. One Step Up

Menos ouvidas

5. Cautious Man
4. Spare Parts

Fatos interessantes

• O álbum reflete sobre os desafios do amor maduro, possivelmente influenciado pela separação de Springsteen e sua esposa na época, Julianne Phillips.

• Embora alguns membros da E-Street Band tenham contribuído, Springsteen gravou a maioria das partes sozinho, utilizando máquinas de bateria e sintetizadores.

• Faixas como “Brilliant Disguise”, “Tunnel of Love” e “One Step Up” alcançaram posições de destaque nas paradas musicais.

• O álbum foi classificado em 25º lugar na lista dos “100 Melhores Álbuns dos Anos 80” pela Rolling Stone em 1989.

• “Tunnel of Love” ganhou o prêmio de Melhor Performance Vocal de Rock por Artista Solo no Grammy de 1988.

• Tunnel of Love marcou a estreia de Patti Scialfa, futura esposa de Bruce Springsteen, como parte da banda. Ela contribuiu com vocais de apoio em várias faixas do álbum, incluindo “Cautious Man”. Sua presença adicionou uma nova dimensão ao som de Springsteen, e sua parceria profissional mais tarde se transformaria em uma relação pessoal. Patti se tornaria uma presença constante nos trabalhos de Springsteen e na turnê do álbum.

• Primeiro álbum com o guitarrista Nils Lofgren, famoso por fazer parte da Crazy Band, famosa banda de Neil Young.

Produção

Bruce Springsteen, Jon Landau, Chuck Plotkin

Mudança de line

Participação parcial da E-Street Band nas gravações

Formação

Bruce Springsteen – vocais principais, vocais de apoio, guitarras, mandolim, baixo, teclados, gaita, percussão, máquina de bateria, efeitos sonoros em “Tunnel of Love”

Roy Bittan – piano acústico em “Brilliant Disguise”, sintetizadores em “Tunnel of Love”
Clarence Clemons – vocais de apoio em “When You’re Alone”
Danny Federici – órgão Hammond em “Tougher Than the Rest”, “Spare Parts” e “Brilliant Disguise”
Nils Lofgren – solo de guitarra em “Tunnel of Love”, vocais de apoio em “When You’re Alone”
Patti Scialfa – vocais de apoio em “Tunnel of Love”, “One Step Up” e “When You’re Alone”
Garry Tallent – baixo em “Spare Parts”
Max Weinberg – bateria em “All That Heaven Will Allow”, “Two Faces” e “When You’re Alone”; percussão em “Tougher Than the Rest”, “Spare Parts”, “Walk Like a Man”, “Tunnel of Love” e “Brilliant Disguise”
James Wood – gaita em “Spare Parts”

Se gostou, também vai gostar de...

Coldplay - Music of the Spheres
Pop

Coldplay – Music of the Spheres

Pop vibrante com pegada espacial e refrães contagiantes, conceito planetário e ambição sonora que equilibra hits e experimentos.

Joe Bonamassa - Blues Deluxe Vol. 2
Blues rock

Joe Bonamassa – Blues Deluxe Vol. 2

Blues autêntico com covers clássicos e originais, produção natural e solos intensos: a evolução de Bonamassa sem perder a essência.

Rod Stewart - Blondes Have More Fun
Disco

Rod Stewart – Blondes Have More Fun

Rod Stewart abraça o disco em Blondes Have More Fun, liderado por “Da Ya Think I’m Sexy?”, alcançando sucesso comercial apesar das críticas.

Outros álbuns do mesmo ano

Ozzy Osbourne - Tribute
Ao Vivo

Ozzy Osbourne – Tribute

Guitarras incendiárias e emoção pura: ao vivo com Randy Rhoads, Ozzy entrega um tributo vibrante e técnico, reverenciando seu legado.

Dio - Dream Evil
Heavy metal

Dio – Dream Evil

Heavy metal com toques de pop metal, trazendo temas sombrios e épicos, com sonoridade acessível e riffs pesados (que não são de Vivian Campbell), sem perder a magia.